Inadimplentes crescem 7,5% entre abril e maio, diz Boa Vista -

Inadimplentes crescem 7,5% entre abril e maio, diz Boa Vista

No ano a alta chega a 12,4% e a tendência, de acordo com o birô de crédito, é que os registros continuem crescendo nos próximos meses

Diário do Comércio

Os registros de inadimplentes no banco de dados da Boa Vista cresceram pela quarta vez consecutiva na comparação mensal. A alta na passagem de abril para maio foi significativa, de 7,5%. Na comparação entre o trimestre móvel terminado em maio e o trimestre terminado em fevereiro a elevação também é expressiva, de 12,1%.

Na comparação com maio do ano passado, o indicador subiu 12,7% e acumula alta de 12,4% no ano. Na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, a curva se manteve numa trajetória de crescimento acelerado, passando de 6,2% em abril para 7,3% em maio.

“Essa tendência de crescimento já era esperada desde o final do ano passado e vale ressaltar que esse ritmo de crescimento poderia até ser maior se não fosse a melhora recente observada nos números do mercado de trabalho, algo que havia sido colocado em xeque quando do início da guerra entre Rússia e Ucrânia”, informa a Boa Vista.

Para os próximos meses, segundo o birô de crédito, a expectativa é de que o número de registros continue subindo e que o crescimento acumulado em 12 meses alcance níveis ainda mais altos.

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

O Indicador de Recuperação de Crédito subiu levemente na comparação interanual, 0,7%, o que contribui para desacelerar o crescimento do resultado acumulado no ano de 12,0% até abril para 9,7% com os dados de maio.

Por outro lado, na variação acumulada em 12 meses, o crescimento passou de 4,9% em abril para 5,2% na leitura atual.

O destaque ficou para a queda de 5,6% na comparação mensal. “Até então, os números positivos da recuperação refletiam, ao menos parcialmente, a alta no número de registros. Agora, livrar-se das restrições de crédito parece ter ficado mais difícil para o consumidor”, diz a Boa Vista.

Juntando a dificuldade em quitar as contas vencidas com a expetativa de elevação no número de registros, a taxa de inadimplência das famílias tende a continuar subindo.


Notícias Relacionadas
Read More

IPEA: Inflação acelera para todas as faixas de renda em março

Segmento de Transportes foi o que mais contribuiu para a alta da inflação em todas as faixas de renda, no mês de março. O aumento de 11,2% no preço dos combustíveis impactou, mais fortemente, as famílias mais ricas. Já os reajustes de 0,11% nos preços de ônibus urbano e de 1,84% no preço dos trens, pesaram no resultado da variação para a classe de renda mais baixa
Read More

Emplacamentos de automóveis superam 100 mil unidades em junho

Números divulgados pela Fenabrave, que reúne as concessionárias de veículos, revelam que no mês de junho foram emplacados no Brasil 102.400 automóveis leves. O número representa um crescimento de 132% sobre maio, quando os emplacamentos estacionaram em 44.138 carros.