Incêndio em fabricante de chips pode prejudicar produção de carros no mundo todo -

Incêndio em fabricante de chips pode prejudicar produção de carros no mundo todo

Empresa japonesa tem cerca de 30% do mercado global de chips de unidade de microcontrolador usados em carros.

CNN Brasil

Um incêndio em uma fábrica de chips da Renesas Electronics pode agravar ainda mais a escassez global de semicondutores. A empresa disse que levará pelo menos um mês para retomar a produção em uma linha de wafer de 300 mm em sua planta de Naka, no nordeste do Japão, depois que uma falha elétrica causou um incêndio nas máquinas na sexta-feira e despejou fumaça na sala estéril.

As consequências para os fabricantes de automóveis podem se espalhar para além do Japão, chegando às empresas automotivas da Europa e dos Estados Unidos, porque a Renesas tem cerca de 30% do mercado global de chips de unidade de microcontrolador usados em carros.

Dois terços da produção na linha afetada são chips automotivos. A Renesas também tem uma linha de wafer de 200 mm em sua planta de Naka que não foi afetada.

As preocupações com o impacto do incêndio atingiram as ações de automóveis, com as três grandes, Toyota, Honda e Nissan, fechando em pelo menos 3,3%. As ações da Renesas caíram  5,5% e terminaram em baixa de 4,9%. O índice de referência Topix caiu quase 1%.

Semicondutores como os fabricados pela Renesas são usados extensivamente em carros, incluindo para monitorar o desempenho do motor, gerenciar a direção ou janelas automáticas e em sensores usados em sistemas de estacionamento e entretenimento.


Notícias Relacionadas
Read More

FGV: Indicador Econômico da América Latina avança para 81,2 pontos

O Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina, divulgado hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), avançou de 70,5 pontos para 81,2 pontos do primeiro para o segundo trimestre deste ano. É a quarta alta seguida no indicador, que segue sob forte influência da pandemia da covid-19 em todos os países pesquisados.