Indicador da FGV mostra desaceleração nas vendas do varejo e alerta para instabilidade global  -

Indicador da FGV mostra desaceleração nas vendas do varejo e alerta para instabilidade global 

Estudo aponta sinais de arrefecimento da economia e projeta tendências para os próximos 18 meses
Crédito: Shutterstock

O Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP, em parceria com a FFC-MDS Serviços Financeiros, apresenta a quarta edição do Indicador de Tendência de Consumo e Varejo (ITCVcev). Esta análise, referente a junho de 2025, oferece uma leitura estratégica do desempenho recente do varejo brasileiro e traça projeções para os próximos 18 meses. 

O relatório destaca o impacto da safra recorde do setor agropecuário sobre o crescimento do PIB no primeiro trimestre e a desaceleração gradual da economia. Com base nos dados da PNAD e da PMC-IBGE, a pesquisa mostra que, apesar do bom ritmo inicial do ano, já há indícios de perda de fôlego nas vendas do comércio varejista. 

Além do cenário doméstico, o estudo analisa os efeitos da instabilidade internacional, incluindo os riscos políticos e fiscais nos Estados Unidos, que aumentam a volatilidade econômica global. 

Confira o relatório na íntegra aqui. 


Notícias Relacionadas
Read More

Volvo assina compromisso com aliança para acelerar o uso de ônibus elétricos na América Latina

O compromisso da Volvo Buses é voluntário e foi estabelecido em parceria com a aliança ZEBRA e seus cofundadores: o Conselho Internacional para Transportes Limpos (International Council on Clean Transportation - ICCT) e o C40 - Grupo de Cidades de Liderança em Mudanças Climáticas (C40 - Cities Climate Leadership Group), além de vários outros parceiros da indústria.