O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou queda de 4% nas vendas no varejo em março sobre um ano antes, descontada a inflação, divulgou nesta terça-feira a empresa de pagamentos controlada por Banco do Brasil e Bradesco.
De acordo com o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o mês de março foi atípico para o varejo, principalmente por causa de efeitos de calendário.
“Este ano, a Páscoa será realizada em abril, diferente do ano passado, quando caiu em março. Esse cenário influencia o resultado do setor de Varejo Alimentício Especializado, que inclui chocolaterias e bombonieres”, afirmou em comunicado.
Entre os macrossetores do varejo, Bens Não Duráveis apurou retração de 5,2%, Bens Duráveis e Semiduráveis registrou queda de 3,1% e Serviços mostrou declínio de 1,8%.
A Cielo destacou que a performance de março também foi afetada pelo Carnaval, que ocorreu em março este ano. A data tradicionalmente reduz a movimentação do comércio.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA teve crescimento de 2,4%, com alta de 3,5% no comércio eletrônico, enquanto as vendas em lojas físicas subiram 2,1% em relação ao mesmo mês de 2024.