Índice Stone: Varejo cresce 0,3% no primeiro semestre, com queda em junho -

Índice Stone: Varejo cresce 0,3% no primeiro semestre, com queda em junho

O estudo, que apresenta dados mensais da movimentação varejista no país, contou ainda com a parceria do Instituto Propague.
Crédito: Shutterstock

Com fechamento estável no primeiro semestre de 2024, o varejo brasileiro registrou crescimento de 0,3% nos seis primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2023. Os números foram apontados pela 18ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo. O estudo, que apresenta dados mensais da movimentação varejista no país, contou ainda com a parceria do Instituto Propague.

Ao mesmo tempo, o mês de junho apresentou leve queda de 0,1% no volume de vendas quando feito o comparativo mensal. Ao todo, foram analisados seis segmentos, sendo que três deles mostraram alta no sexto mês do ano. O setor de livros, jornais, revistas e papelaria liderou com um crescimento de 1,7%, seguido por tecidos, vestuários e calçados (0,6%) e material de construção (0,5%). Por outro lado, os setores de artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram quedas de 1,0%, 0,6% e 0,5%, respectivamente.

Desempenho regional

Quando abordados os dados regionais, é possível notar que houve variações entre regiões. Dez estados registraram resultados positivos no comparativo anual. O Maranhão liderou com um crescimento de 9,1%, seguido por Rio Grande do Sul (7%), Amazonas (6,1%), Roraima (5,2%), Pará (2,2%), Sergipe (2%), Acre (0,8%), Mato Grosso (0,5%), Mato Grosso do Sul (0,1%) e Pernambuco (0,1%).

Por outro lado, quatorze estados apresentaram resultados negativos. Rondônia teve a maior queda com -13%, seguido por Alagoas (-9,9%), Piauí (-5%), Santa Catarina (-3,8%), Ceará (-3%), Amapá (-1,6%), Paraíba (-1,6%), Bahia (-1%), Paraná (-0,8%) e Espírito Santo (-0,8%). Já Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Distrito Federal permaneceram estáveis, sem variação.


Notícias Relacionadas