Indústria brasileira reduz emissão de gases do efeito estufa, com tecnologia e fontes renováveis -

Indústria brasileira reduz emissão de gases do efeito estufa, com tecnologia e fontes renováveis

Enquanto a participação de renováveis na geração elétrica dos países da OCDE está em torno de 18% a 27%, no Brasil as fontes renováveis representam 83% da matriz elétrica.

Embora responsáveis por mais de 20% do PIB brasileiro, os processos industriais no Brasil são responsáveis por apenas por 6% das emissões nacionais de gases de efeito estufa. A explicação para isso é que muitas indústrias já usam fontes renováveis na geração de energia e a acelerada modernização tecnológica do parque industrial brasileiro, com máquinas e equipamentos cada vez mais eficientes e que consomem menos energia. Enquanto a participação de renováveis na geração elétrica dos países da OCDE está em torno de 18% a 27%, no Brasil as fontes renováveis representam 83% da matriz elétrica.

“Há décadas, a sustentabilidade está na estratégia da indústria brasileira, que não só usa a matriz energética a seu favor, mas está constantemente se atualizando para aumentar sua eficiência”, explica Mônica Messenberg, diretora de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para mostrar os feitos do setor em prol da transição para uma economia de baixo carbono, a CNI fez um levantamento de iniciativas e indicadores de seis setores – cimento, alumínio, vidro, papel e celulose, químico e aço –, responsáveis por 85% das emissões do setor.


Notícias Relacionadas
Read More

Veículos elétricos serão maioria da frota DHL até 2030

A DHL quer que a maioria de suas vãs de distribuição e de outros veículos de entregas curtas seja movida a eletricidade já em 2030. Algo como 60% do total, mais de 80 mil veículos. Em 2020, somente 18% da frota da empresa dispunham da tecnologia.