As autopeças na Argentina atravessam um momento positivo, quando se comparado ao mesmo período do ano passado. Durante o primeiro bimestre de 2024, o setor registrou crescimento de 2,5%. Em relação a fevereiro de 2023, houve um aumento de 2,9% no segundo mês e, de 34,6% quando comparado a janeiro do ano anterior.
Todos os itens vinculados à cadeia de valor automotivo registraram bons desempenhos, com exceção à venda de combustíveis, que sofreu queda de 7,3% em relação ao mês anterior e de 5,5% a.a. no acumulado.
Embora o mercado interno tenha caído com a diminuição na produção de veículos durante os primeiros dois meses de 2024 em relação ao ano anterior -18,2%, já é possível observar uma melhora neste índice quando comparado fevereiro a janeiro deste ano 65,6%.
As exportações permanecem como importante atividade para as autopeças argentinas. Em relação a fevereiro de 2023, houve aumento de 12,0% e, de 30,7% quando comparado jaeiro e fevereiro.
Para o segmento de mercado de reposição, ao considerar a venda de combustíveis como indicador aproximado do seu nível de atividade observou-se uma queda no período Janeiro-Fevereiro que se situou em 5,5% em termos homólogos.