Por Redação Novo Meio
As principais lideranças do mercado brasileiro de manutenção automotiva estiveram juntas em 28 de novembro para celebrar a excelência dos produtos e serviços oferecidos ao aftermarket pelos principais fabricantes de autopeças do país no Prêmio Inova 2019.
O evento anunciou os vencedores da oitava edição do Prêmio Inova – Indústrias do Novo Varejo. O estudo, realizado em parceria com a gigante global de pesquisas Ipsos, ouve anualmente 500 varejistas de componentes para veículos leves, que são convidados a avaliar as marcas que comercializam em seus balcões. Em 2019, a cerimônia de entrega do Prêmio Inova foi realizada no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo, reuniu cerca de 100 convidados e teve a condução da jornalista Adriana Colin.
A pesquisa apura a cada ano as indústrias de autopeças que mais se destacam nas lojas de autopeças a partir de seu portfólio de produtos e dos serviços que oferecem ao segmento. O estudo é dividido em duas partes. Na cerimônia de premiação, foram inicialmente revelados os vencedores dos quesitos que compõem a primeira fase. Nesta etapa, os varejistas elegeram as melhores marcas por segmento de produtos, sendo os vencedores apurados a partir da soma total dos votos recebidos.
Os troféus e as placas relativos à fase de produtos foram entregues por Alexandre Xavier, superintendente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva; Elias Mufarej, coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva e conselheiro do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores; e Alcides Acerbi Neto, presidente do Sicap – Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo.
Após as homenagens às macas que se destacaram pelos produtos que fornecem ao mercado de reposição, os convidados conheceram os vencedores da segunda fase do estudo, que analisa o desempenho empresarial das indústrias de autopeças.
Todas as empresas premiadas na avaliação por produtos e também as que tiveram mais de 10% dos votos em mais de um quesito foram classificadas para esta etapa: Axios Monroe, Bosch, Continental Contitech, Fram, Fras-le, Fremax, LUK com as marcas LUK e INA, Magneti Marelli Cofap, Mahle Metal Leve, Nakata, NGK, Sabó, SKF, TRW e Urba. Nesta fase, os varejistas foram convidados a avaliar os fabricantes de autopeças em 12 atributos relacionados aos serviços prestados por estas empresas ao segmento, bem como avaliar a imagem que elas construíram no mercado: treinamentos, ações promocionais, serviço 0800, material técnico, garantia, menor índice de defeitos, apresentação do produto, rede de distribuidores, a marca mais admirada do mercado, e os três novos quesitos cobertura da frota, interação em mídias digitais e comunicação e relacionamento.
Dando sequência à cerimônia, os convidados conheceram as três marcas que mais se destacaram em cada um dos quesitos de avaliação do desempenho empresarial, a segunda e terceira colocadas na classificação geral, a empresa que se mostrou mais presente no total de avaliações do varejo e a vencedora da pesquisa, aquela que obteve a melhor média na soma total dos 12 atributos pesquisados. A entrega dos troféus relativos aos quesitos que avaliam o desempenho empresarial foi feita Francisco Wagner De La Tôrre, presidente do Sincopeças – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo.
Após a cerimônia de premiação foi realizada a segunda edição do Painel Inova Tendências, que reuniu especialistas para debater as perspectivas para 2020.
Mais produtos pesquisados na primeira fase do estudo
O Prêmio Inova foi criado com o objetivo de apurar junto aos varejistas de autopeças para veículos leves as marcas e os fabricantes de autopeças que mais se destacam no mercado através de seus produtos e serviços. O estudo é dividido em duas etapas.
Na primeira, 500 varejistas de todo o Brasil – sorteados eletronicamente no mailing do jornal Novo Varejo – são entrevistados e respondem, em contato telefônico, a um questionário padrão.
Até o ano passado, o questionário trazia 15 produtos para a avaliação do varejo. Na edição 2019 da pesquisa, o leque foi ampliado para 18 atributos. Foram acrescentados os itens POLIA E TENSIONADOR; BOMBA D´ÁGUA; e BOMBA DE COMBUSTÍVEL. A mudança teve como objetivo tornar o universo de avaliação ainda mais amplo, contemplando ao máximo aquilo que se faz presente nos estoques das lojas de autopeças. Este é um universo em expansão, portanto a tendência é que novos produtos sejam acrescentados nas próximas edições do estudo.
A classificação obedece à soma de votos de cada marca em cada um dos quesitos pesquisados. Conheça os resultados nas tabelas a seguir.
PRÊMIO INOVA 2019
PRIMEIRA FASE – PRODUTOS (PERCENTUAL DA SOMA TOTAL DE VOTOS)
AMORTECEDOR
COFAP | 61,9% |
MONROE | 17,2% |
NAKATA | 12,6% |
ANEL E PISTÃO
MAHLE / METAL LEVE | 67,7% |
COFAP | 12,8% |
KS | 3,4% |
BICO INJETOR
MAGNETI MARELLI | 43,5% |
BOSCH | 34,3% |
DELPHI | 2,4% |
BOMBA D’ÁGUA
URBA | 59,1% |
INDISA | 10,2% |
SCHADEK | 10,2% |
BOMBA DE COMBUSTÍVEL
BOSCH | 52,7% |
URBA | 17,6% |
MAGNETI MARELLI | 15,0% |
BORRACHAS DE SUSPENSÃO
AXIOS / MONROE | 66,5% |
SAMPEL | 9,6% |
JAHU | 4,8% |
CABO DE IGNIÇÃO
NGK | 70,7% |
BOSCH | 14,0% |
MAGNETI MARELLI | 3,4% |
CORREIA
CONTITECH | 43,5% |
GATES | 28,9% |
DAYCO | 20,6% |
DISCO DE FREIO
FREMAX | 35,1% |
HIPPER FREIOS | 26,7% |
TRW VARGA | 25,0% |
EMBREAGEM
LUK | 75,4% |
SACHS | 17,8% |
VALEO | 3,4% |
FILTRO
FRAM | 27,5% |
TECFIL | 26,3% |
WEGA | 13,4% |
JUNTA E RETENTOR
SABÓ | 78,4% |
TARANTO | 7,4% |
JUNTA LIMA | 1,4% |
PASTILHA DE FREIO
FRAS-LE | 34,5% |
COBREQ | 27,1% |
SYL | 10,6% |
PIVÔ E TERMINAL
NAKATA | 39,7% |
TRW VARGA | 23,6% |
VIEMAR | 11,0% |
POLIA E TENSIONADOR
SKF | 27,9% |
INA | 21,2% |
NYTRON | 15,2% |
ROLAMENTO
SKF | 63,3% |
INA | 14,0% |
FAG | 8,4% |
SONDA E SENSOR
NTK / NGK | 45,9% |
MTE THOMSON | 16,4% |
BOSCH | 15,0% |
VELA DE IGNIÇÃO
NGK | 81,2% |
BOSCH | 12,4% |
DELPHI | 1,4% |
Segunda fase ganha três novos atributos e uma premiação inédita
O Prêmio Inova – Indústrias do Novo Varejo conta com a valiosa contribuição da Ipsos, o terceiro maior instituto de pesquisa do mundo, líder dos estudos para a indústria automotiva no Brasil. A Ipsos foi responsável pelo desenvolvimento da metodologia da segunda fase do estudo e pela tabulação destes resultados – que permitiram uma avaliação qualitativa dos serviços prestados pelos fabricantes e da imagem que eles construíram no mercado.
São classificadas para esta segunda etapa do estudo todas as indústrias vencedoras dos quesitos da primeira fase da pesquisa e aquelas que obtiveram índice de mais de 10% dos votos em mais de um quesito.
Novamente os 500 varejistas de autopeças para veículos leves foram ouvidos em todo o Brasil e atribuíram notas de 1 a 10 para cada indústria em cada um dos 12 quesitos de avaliação pesquisados.
Para esta edição, em sintonia com a contínua evolução do mercado de reposição, três novos atributos foram acrescentados ao questionário: COBERTURA DA FROTA, que está cada vez mais diversificada, exigindo, portanto, constantes investimentos em ampliação de portfólio; INTERAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS, pois, como é sabido, o ambiente virtual ganha importância cada vez maior na estratégia de interação das marcas com seus públicos, tendo as mídias sociais hoje um peso significativo nesta relação; e COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO, uma vez que hoje a relação comercial entre empresa e clientes é, de fato, um canal de duas vias, em que a voz do consumidor mais do que nunca se faz ouvir e exige posicionamento e respostas por parte dos fornecedores. Também com o objetivo de evolução metodológica, o antigo quesito MATERIAIS TÉCNICOS passou a se chamar, a partir de agora, APOIO TÉCNICO, descrição mais abrangente e compatível com as práticas do mercado.
A edição 2019 do Prêmio Inova inaugurou, ainda, o reconhecimento à empresa com maior PRESENÇA entre os 500 varejos entrevistados. Trata-se da indústria que recebeu o maior número de avaliações na fase que apura as notas do desempenho empresarial, o que demonstra eficiência na divulgação da marca e presença efetiva no balcão das lojas de autopeças em todo o Brasil. Essa categoria, portanto, não leva em consideração as notas médias, mas o número total de avaliações que a marca obteve.
A metodologia desenvolvida pela Ipsos considerou vencedora em cada quesito a indústria que obteve a maior nota média na soma total das avaliações dos varejistas. A partir deste critério, também foi possível apurar a empresa de melhor desempenho na segunda fase do estudo, aquela que obteve a maior nota média considerando todos os quesitos avaliados.
Nas tabelas a seguir, você conhece os vencedores da segunda fase da pesquisa, que avalia o desempenho empresarial. Todos os vencedores da primeira e da segunda fase receberam o Prêmio Inova.
PRÊMIO INOVA 2019
SEGUNDA FASE – DESEMPENHO EMPRESARIAL (NOTAS MÉDIAS)
PRESENÇA*
NAKATA | 4.836 avaliações de 6.012 possíveis |
MTE THOMSON | 4.830 avaliações de 6.012 possíveis |
BOSCH | 4.822 avaliações de 6.012 possíveis |
* Este quesito não leva em conta notas médias, mas o número total de avaliações possíveis na segunda fase da pesquisa
APRESENTAÇÃO DO PRODUTO
NGK | 9,31 |
MAHLE METAL LEVE | 9,03 |
MONROE AXIOS | 8,96 |
COBERTURA DA FROTA
NGK | 9,08 |
MAHLE METAL LEVE | 8,72 |
SABÓ | 8,70 |
REDE DE DISTRIBUIDORES
NGK | 8,92 |
MAHLE METAL LEVE | 8,52 |
NAKATA | 8,52 |
SERVIÇO 0800
NGK | 8,36 |
NAKATA | 8,00 |
SABÓ | 7,99 |
APOIO TÉCNICO
NGK | 8,20 |
SCHAEFFLER – LUK E INA | 7,88 |
NAKATA | 7,75 |
MENOR ÍNDICE DE DEFEITOS
NGK | 9,08 |
MAHLE METAL LEVE | 8,87 |
AXIOS MONROE | 8,84 |
GARANTIA
NGK | 8,72 |
SABÓ | 8,53 |
MAHLE METAL LEVE | 8,43 |
TREINAMENTOS
BOSCH | 6,17 |
SCHAEFFLER – LUK E INA | 6,05 |
NGK | 6,04 |
AÇÕES PROMOCIONAIS
SCHAEFFLER – LUK E INA | 5,85 |
NGK | 5,66 |
SABÓ | 5,47 |
INTERAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS
NGK | 7,82 |
NAKATA | 7,54 |
MAGNETI MARELLI COFAP | 7,49 |
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
NGK | 7,55 |
SCHAEFFLER – LUK E INA | 7,35 |
SABÓ | 7,29 |
MAIS ADMIRADA
NGK | 9,23 |
MONROE AXIOS | 8,88 |
MAHLE METAL LEVE | 8,87 |
CLASSIFICAÇÃO GERAL – DESEMPENHO EMPRESARIAL
NGK | 8,30 |
SABÓ | 7,93 |
SCHAEFFLER – LUK E INA | 7,92 |