Inflação no Brasil é 5ª maior da América Latina -

Inflação no Brasil é 5ª maior da América Latina

Levando em consideração as 11 maiores economias da América Latina, Brasil só fica atrás de Argentina e Venezuela, dois países que atravessam crises profundas e que vão muito além dos problemas trazidos pela pandemia de Covid-19 e suas repercussões.

 BBC News Brasil

Conforme os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça (11), entre janeiro e dezembro do ano passado o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) atingiu 10,06%.

No Brasil, tores domésticos se somaram aos motores externos e contribuíram para que o país registrasse uma das maiores inflações da região.

Levando em consideração as 11 maiores economias da América Latina, o Brasil só fica atrás de Argentina e Venezuela, dois países que atravessam crises profundas e que vão muito além dos problemas trazidos pela pandemia de Covid-19 e suas repercussões. Na Argentina, a inflação atingiu 51,2% nos 12 meses até novembro; na Venezuela, bateu impressionantes 2.700%, conforme a projeção do FMI (Fundo Monetário Nacional) para 2021 fechado.

Quando se incluem os países do Caribe, conforme a base de dados com informações de 34 nações disponibilizada pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), além de Argentina e Venezuela, o Brasil só é superado por Cuba, que amarga inflação superior a 70%, e pelo Haiti, mergulhado em crise, que registra índice próximo de 20% no acumulado em 12 meses.


Notícias Relacionadas