Inspeção pode começar em 2022 para veículos pesados -

Inspeção pode começar em 2022 para veículos pesados

A necessidade da implantação da inspeção veicular é uma das unanimidades no mercado de reposição e também sensibiliza diversos outros segmentos do setor automotivo. Em sua apresentação no 5º Fórum IQA, Gábor Deák, Conselheiro do Sindipeças acrescentou dados que complementam as informações trazidas durante o painel que reuniu lideranças do aftermarket – o apanhado é importante, já que não há uma divulgação explícita e detalhada do andamento das negociações e propostas concretas do Rota 2030, novo regime automotivo brasileiro.  “Existe um consenso entre as entidades sobre segurança e etiquetagem veicular. Temos discutido a inspeção técnica veicular e vamos continuar discutindo. Achamos que deve retornar e deve ser nacional, é uma forma de garantir que os níveis de segurança e de emissões sejam substancialmente melhorados. Mas falta alinhar os últimos prazos para implementação de todas as características. Desejamos a inspeção técnica veicular em curto prazo, existe a participação dos Detrans e a forma como isso funcionaria. Neste momento, enxergamos 2022 e começando por veículos pesados, mas o desejo é antecipar o programa e abranger todos os veículos no menor prazo possível”.

Em relação ao programa de renovação da frota – outra proposta que vem se arrastando há anos –, o executivo revela que o desenvolvimento pode acontecer já no ano que vem, prevendo a implantação em 2019. “É uma forma de tirar uma parcela dos veículos antigos das ruas e tentar trazer os veículos novos, com ganhos para a sociedade. Por exemplo, em relação aos pesados, a substituição de um caminhão com 30 anos de uso por um novo resultaria na redução de 95% das emissões de CO2. A diferença é brutal.


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