Instituto para Desenvolvimento do Varejo aponta pessimismo do setor -

Instituto para Desenvolvimento do Varejo aponta pessimismo do setor

Alguns fatores podem influenciar o varejo nos próximos meses, como “instabilidade política em razão do 2º turno da eleição presidencial, a redução de impostos em diversas categorias de produtos e a combinação da Copa do Mundo com datas sazonais tradicionais, como a Black Friday e a Cyber Monday”.

As empresas do setor de varejo voltaram a ficar pessimistas em relação aos resultados dos próximos meses. Agora, elas preveem queda nas vendas em todos os meses do quarto trimestre de 2022. A maior redução viria em dezembro – mês em que os resultados costumam ser positivos por causa das comemorações de fim de ano. É o que apontam dados divulgados pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

Os números mostram que as empresas associadas ao IDV preveem queda de 1,1% nas vendas em outubro em relação a igual mês de 2021, já desconsiderando o efeito da inflação. A expectativa anterior era de queda menor, de 0,7%.

Em novembro, a projeção é de um recuo de 0,5%, e em dezembro, de 3,2%, em relação aos mesmos meses do ano anterior.

Segundo o IDV, o mês de setembro também trouxe queda de 1,7% na comparação anual, em termos reais.

No recorte do índice antecedente de vendas por setores, os produtos de compra não cíclica, como móveis e eletrodomésticos, apontam queda de 2%, e o material de construção, recuo de 6%.

Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV, afirma que alguns fatores podem influenciar o varejo nos próximos meses, como “instabilidade politica em razão do 2º turno da eleição presidencial, a redução de impostos em diversas categorias de produtos e a combinação da Copa do Mundo com datas sazonais tradicionais, como a Black Friday e a Cyber Monday”.


Notícias Relacionadas
Read More

Valor do frete é principal causa de desistência nas compras online

Para o relatório, mais de dois mil consumidores foram entrevistados a fim de acelerar o conhecimento sobre a experiência do cliente e oferecer insights para que as empresas possam crescer cada vez mais, de maneira saudável e relevante para o mercado, segundo a Octadesk.