Instrução Normativa da Receita Federal altera prazo de transmissão da ECD -

Instrução Normativa da Receita Federal altera prazo de transmissão da ECD

Novo prazo já encontra-se vigente e 2022 poderá ser entregue até às 23h59m59s do dia 30/06/2023

Fecomercio

Em 26 de maio de 2023 a Receita Federal do Brasil publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.142/23, no Diário Oficial da União – DOU. Trata-se de alteração na redação da Instrução Normativa RFB nº 2.003, de 18 de janeiro de 2021, que dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital – ECD.

A alteração refere-se especificamente ao prazo de transmissão da obrigação acessória, veja-se a íntegra do regulamento publicado:

“Art. 1º A Instrução Normativa RFB nº 2.003, de 18 de janeiro de 2021, passa vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 5º A ECD deve ser transmitida ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) até o último dia útil do mês de junho do ano subsequente ao ano-calendário a que se refere a escrituração.

…………………………………………………………………………………………………………….

§ 3º …………………………………………………………………………………………………….

I – se o evento ocorrer no período compreendido entre janeiro e maio, a ECD deve ser entregue até o último útil do mês de junho do mesmo ano; ou

II – se o evento ocorrer no período compreendido entre junho e dezembro, a ECD deve ser entregue até o último dia útil do mês subsequente ao do evento.

……………………………………………………………………………………………………..” (NR)

Art. 2° Esta instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial”. 

O novo prazo já encontra-se vigente, portanto a escrituração relativa ao ano-calendário de 2022 poderá ser entregue até às 23h59m59s do dia 30/06/2023.

A alteração é pleito antigo de diversas entidades contábeis, bem como autarquias da classe, como o Conselho Federal de Contabilidade – CFC, pois tradicionalmente, 31 de maio, até então data limite para envio da ECD, coincidia com a data de envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF e a Dasn-Simei, a declaração do microempreendedor individual.

As obrigações acessórias citadas, apesar de não serem sinérgicas, exigem demasiado esforço das equipes contábeis, que tinham que entregar tarefas totalmente distintas em um único mês.


Notícias Relacionadas