Ipea reduz previsão do IPCA de 5,6% para 5,1% -

Ipea reduz previsão do IPCA de 5,6% para 5,1%

Inflação: Ipea reduz previsão do IPCA de 5,6% para 5,1%

IG Economia

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou para baixo a previsão de inflação e projetou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 5,1% e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 4,9% nesta sexta-feira (30). As últimas projeções, de março, eram de 5,6% para o IPCA e 5,5% para o INPC. Segundo o Ipea, o comportamento mais favorável das commodities e do câmbio propiciou a revisão.

Os dados mostram uma melhora na trajetória dos principais índices de preços no país, acentuando o processo de desinflação da economia brasileira no último trimestre. Após iniciar o ano com uma alta acumulada em 12 meses de 5,8%, a inflação medida pelo IPCA intensificou sua trajetória de desaceleração e, em maio deste ano, esta taxa já era de 3,9%.

Em junho, a expectativa é de que a taxa recue ainda mais, tendo em vista que os  dados do IPCA-15 mostram que a alta de 0,04% apontada neste mês foi inferior à observada neste mesmo período do ano anterior (0,69%).


Notícias Relacionadas
Read More

PIB trimestral recua 0,3% em janeiro em relação ao mesmo período de 2020

De acordo com a pesquisa, o PIB recuou 0,8% no mês de janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No entanto, foram registrados crescimentos de 2,4% no trimestre encerrado em janeiro deste ano na comparação com o trimestre imediatamente anterior (encerrado em outubro) e de 0,5% no mês em relação a dezembro de 2020.