IQA é reconhecido oficialmente pela API para ministrar Treinamentos de Gestão da Qualidade na área de combustíveis e lubrificantes -

IQA é reconhecido oficialmente pela API para ministrar Treinamentos de Gestão da Qualidade na área de combustíveis e lubrificantes

A iniciativa vai expandir o escopo do IQA em uma área fundamental para o desenvolvimento e funcionamento do País, a mobilidade,

Trazer para o mercado brasileiro os padrões internacionais de qualidade na área de óleos e gás. Este é o foco do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva que buscou reconhecimento oficial da API – American Petroleum Institute, entidade referência em sua área de atuação nos Estados Unidos, para ministrar dois Treinamentos de Gestão da Qualidade: Especificação API Q1 (9ª edição) e Especificação API Q2.

“A ideia é oferecer maior suporte para as empresas que estão ligadas a cadeia de abastecimento automotivo e fabricantes de lubrificantes. O movimento feito pelo IQA visa adaptar para o Brasil referências internacionais que tragam maior valor e resultem em uma fonte de informação relevante para todas as áreas do setor automotivo”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA.

Conhecida mundialmente por seu amplo número de programas de capacitação e certificação, incluindo mais de 700 padrões e documentos técnicos, que englobam a segurança operacional e ambiental, eficiência e sustentabilidade, a API atua no desenvolvimento de padrões mundiais na área de combustíveis e lubrificantes.


A iniciativa, desta forma, vai expandir o escopo do IQA em uma área fundamental para o desenvolvimento e funcionamento do País, a mobilidade, incrementando assim a relevância e suporte do Instituto nesses aspectos.

“Uma característica do IQA é buscar por referências internacionais, com organizações que complementam nossas áreas de especialização. Dessa maneira, auxiliamos as empresas brasileiras a terem acesso aos padrões de qualidade mais recentes e relevantes no mundo”, completa Xavier.

Entre os principais tópicos que deverão ser abordados nos treinamentos estão os Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para o setor de óleo e gás, a Realização do Produto, o Monitoramento, Medição, Análise e Melhoria do Sistema. A especificação Q1 se aplica para as organizações de manufatura de produtos, enquanto que o Q2 tem foco nas empresas de fornecimento de serviços.

“Estamos muito felizes em colaborar com o IQA para facilitar o compartilhamento de informações cruciais sobre a importância da qualidade de óleos lubrificantes no mercado automotivo brasileiro”, destaca Sonia Vahedian, vice-presidente de gerenciamento de produtos de serviços da indústria global da API.


Notícias Relacionadas