IQA, em parceria com IRAM e AFAC, promovem qualificação profissional da indústria automotiva na Argentina -

IQA, em parceria com IRAM e AFAC, promovem qualificação profissional da indústria automotiva na Argentina

O acordo de cooperação técnica entre as três entidades oferecerá capacitação especializada, com foco em programas que sigam padrões globais, como as normas VDA QMC, IATF, AIAG, ODETTE e ISO.
curso profissionalizante
Crédito: Shutterstock

Em uma ação estratégica para fortalecer a qualidade do setor de mobilidade, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva dará início a uma série de iniciativas voltadas à qualificação profissional em toda a cadeia de fornecimento automotivo da Argentina, abrangendo desde o desenvolvimento de novas peças até o aftermarket.

Essa parceria permitirá fortalecer a qualidade do setor de mobilidade no país. Combinando as capacidades técnicas do Instituto da Qualidade Automotiva – IQA e do Instituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM), e com o apoio institucional da Associação de Fábricas Argentinas de Componentes (AFAC), serão desenvolvidas uma série de ações voltadas à qualificação profissional em toda a cadeia de suprimentos automotiva na Argentina, abrangendo desde o desenvolvimento de novas peças até o mercado de reposição.

A iniciativa tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento e impulsionar o crescimento do mercado argentino, um dos mais relevantes no cenário global, por meio de eventos, workshops e treinamentos especializados. No Brasil, a parceria foi promovida com o apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Desde 1999, o IQA é uma entidade licenciada pelo VDA QMC (Verband der Automobilindustrie) e autorizada a realizar workshops, treinamentos e distribuir publicações técnicas desenvolvidas pela associação alemã no Brasil e na Argentina. A organização é responsável pela padronização e qualificação de profissionais na indústria automotiva, desenvolvendo normas que atendem fornecedores das principais montadoras, como Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW, com alcance global por meio de suas filiais.

Expansão das atividades na Argentina

“O IQA já atua na Argentina, mas de forma mais limitada. Agora, nosso objetivo é expandir, com o apoio da AFAC e do IRAM para a realização local dos eventos. Queremos facilitar o acesso e agregar valor aos serviços de qualificação profissional, com o suporte de nossos parceiros locais”, afirma Alexandre Xavier, Superintendente do IQA.

A formação incluirá programas que seguem critérios globais, como o VDA QMC e o IATF (International Automotive Task Force), além de ferramentas de qualidade voltadas para novos produtos e processos logísticos. Também serão abordadas normas e padrões da AIAG (Automotive Industry Action Group), ODETTE (Organização para a Troca de Dados por Teletransmissão na Europa) e ISO (Organização Internacional para Padronização), sempre com foco em atender aos critérios internacionais e às necessidades específicas da cadeia automotiva.

Facilidade de acesso à certificação

“Essa parceria facilitará o acesso das empresas locais à certificação de autopeças conforme as exigências dos clientes, permitindo que o processo seja realizado com recursos da nossa região e do nosso país. Isso faz parte da construção de conhecimento que a indústria automotiva aporta ao desenvolvimento industrial. Entre os múltiplos fatores que determinam a competitividade, a qualidade desempenha um papel essencial, por isso consideramos essa iniciativa de grande relevância”, destaca Juan E. Cantarella, Presidente Executivo da AFAC.

“Essa colaboração permitirá fortalecer o desenvolvimento e a capacitação de profissionais da indústria automotiva, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade em todo o setor de mobilidade na Argentina. Através de programas de treinamento que atendem aos mais altos padrões internacionais, buscamos otimizar a competitividade da cadeia de suprimentos local, alinhando-a com as exigências globais”, afirma Nicolás Eliçabe, Diretor-Geral do IRAM.

Datas e inscrições

As primeiras turmas do programa estão previstas para o segundo trimestre de 2025. As iniciativas são destinadas a engenheiros, analistas, coordenadores, supervisores, líderes do setor automotivo e recém-formados em áreas relacionadas. Mais informações serão divulgadas em breve nos portais eletrônicos das entidades participantes do projeto.


Notícias Relacionadas
Read More

Lojistas poderão usar PIX Cobrança no lugar de boletos

PIX Cobrança, que entra em vigor a partir do dia 15 de maio, poderá substituir o boleto bancário ao permitir que os clientes paguem de forma simples, rápida e instantânea após a geração de um código QR pelo estabelecimento.