IQA oferece Guia de Práticas Logísticas para o setor automotivo

IQA oferece Guia de Práticas Logísticas

Publicação apresenta metodologia adequada à realidade brasileira e foi desenvolvida pelas comissões da qualidade de entidades do setor automotivo
IQA, Instituto de Qualidade Automotiva, oferece o Guia de Práticas Logísticas.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva disponibiliza ao mercado o Guia de Práticas Logísticas, desenvolvido pelas comissões da qualidade de entidades do setor automotivo, com o objetivo de apresentar as melhores práticas de logística na gestão da cadeia de abastecimento da indústria automotiva.

O novo guia tem a proposta de apresentar boas práticas à realidade brasileira, resultado de estudos sobre impactos de processos logísticos na qualidade do processo de abastecimento, a fim de facilitar a implementação de padrões que contribuam para a melhoria do desempenho logístico de empresas brasileiras de pequeno e médio porte.

Segundo Sergio Kina, gerente técnico do IQA, o Instituto coordenou uma pesquisa sobre o nível de percepção do mercado acerca do tema. “Os resultados da pesquisa mostraram a necessidade do desenvolvimento de metodologias e boas práticas, que contribuíssem efetivamente no aprimoramento dos padrões logísticos no Brasil”, conta.

Para a elaboração do guia, o grupo de trabalho analisou os padrões existentes (MMOG/LE e EVALOG) e as dificuldades das empresas brasileiras, além de comparar os padrões – para identificação de redundâncias, lacunas e similaridades – e os requisitos da norma IATF 16949, que define o padrão internacional para a gestão da qualidade na indústria automotiva.

Direcionado a profissionais que atuam em planejamento, implementação e manutenção dos processos de logística, o guia está estruturado em cinco focos (cliente e produtos; processos; parceiros; entrega; e resultado), que permitem a autoavaliação e a melhoria das práticas logísticas de qualquer empresa interessada em atender padrões automotivos globais.


Notícias Relacionadas