Visitamos o ProVa, em São Paulo, para conhecer as soluções que podem ser oferecidas aos empresários do varejo de autopeças
Por Lucas Torres ([email protected])
O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram em junho o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa) em São Paulo. A novidade foi tema de entrevista exclusiva publicada na edição de julho com o coordenador de Comércio e Serviços da ABDI, Eduardo Tosta. Na ocasião, o executivo destacou as características de experimentação, adaptabilidade e associabilidade do projeto que visa – mais do que oferecer capacitação teórica para os varejistas – promover um intercâmbio de ideias entre os diferentes segmentos do varejo, bem como introduzi-los na cultura da inovação por meio do contato direto com startups.
A fim de conhecer mais sobre o universo explorado pelo ProVa, a reportagem do Novo Varejo visitou a sede do Laboratório localizada no primeiro andar do Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP), e nos deparamos com conceitos inovadores apresentados na visita guiada com Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, consultoria responsável pelo gerenciamento do local.
As características de inovação do ProVa se iniciam pelo espaço físico. São quatro salas com revestimento transparente, equipadas com mesa de reunião, cadeiras e um televisor para a apresentação de conteúdo. Mais do que pelo design moderno, tais espaços se destacam pelo propósito. De acordo com Pieracciani, estão disponíveis gratuitamente aos varejistas que desejam realizar workshops e capacitações durante os dois anos de estadia do Laboratório no Shopping. “É uma forma interessante de engajar os profissionais fazendo uso de um espaço equipado e moderno. Basta agendar”, afirma o executivo.
Além das salas, o ProVa oferece um ambiente de coworking equipado com wifi gratuito para que varejistas e startups realizem atividades de escritório. O ambiente proporciona possibilidade de interação entre os empresários de diferentes segmentos, mesmo em dias comuns – que não constam no calendário de eventos do Laboratório – e acaba sendo fundamental para varejistas que vêm de outras cidades e necessitam manter as operações cotidianas.