Laurent Guerinaud vence mais uma, diminui diferença para o líder e vai brigar pelo título da Fórmula Vee -

Laurent Guerinaud vence mais uma, diminui diferença para o líder e vai brigar pelo título da Fórmula Vee

Entre susto e punição, o piloto da Rokim Automotive, diretor da GiPA do Brasil, volta a brilhar em Interlagos e acirra a disputa pelo Campeonato Paulista de FVee.

Vitória, susto, punição e, o mais importante, na cola para assumir a liderança na briga pelo título do Campeonato Paulista de Fórmula Vee. Assim foi o fim de semana do piloto francês Laurent Guerinaud em Interlagos, confirmando a sua condição de maior revelação da categoria neste ano.

Com mais uma atuação de destaque, Guerinaud voltou a triunfar, conquistando a sua terceira vitória na temporada, mesmo em seu ano de estreia na categoria. Com isso, apesar de não ter participado das primeiras corridas do campeonato, ele reduziu pela metade a diferença para o líder na classificação geral, acirrando a disputa pela taça de campeão.

E o resultado poderia ter sido ainda melhor. O piloto francês cruzou em primeiro lugar na prova que abriu a 6ª etapa do Paulista em Interlagos, no sábado. Mas ele foi punido por queimar a relargada durante a corrida e terminou em quarto lugar.

Na segunda prova de sábado, ele teve que largar do box e depois de uma corrida incrível, chegou na reta final logo atrás do líder do campeonato, o paraense Augusto Santin para disputar o segundo lugar. Quando se preparava para fazer a ultrapassagem a poucos metros da linha de chegada, Guerinaud foi surpreendido por uma manobra do adversário.

“Eu saí do vácuo e iria tomar a ponta para a vitória. Mas com a manobra dele, meu carro pegou na sua roda traseira direita e decolou, passei a ver o céu… Ainda bem que o carro caiu com as duas rodas dianteiras no chão novamente e ainda consegui chegar em terceiro. Mas foi um susto enorme”, disse.

A vitória mais ampla

No domingo, Laurent Guerinaud começou com tudo e venceu a primeira prova da 7ª etapa, com a maior diferença do fim de semana, quase 5 segundos de vantagem para o segundo colocado. Na corrida de encerramento da programação, o francês foi o segundo, atrás de Wallace Martins, garoto de 17 anos, que o passou nas últimas voltas, quando começou a chover.

“O Wallace fez uma excelente corrida,” disse Laurent, “ele foi buscar essa vitória na garra. Eu nunca tinha pilotado um monoposto na chuva e teria arriscado muito para tentar acompanhá-lo na última volta, tive que pensar no campeonato e esse segundo lugar é um ótimo negócio.”

Com os resultados, Laurent Guerinaud, que estava 20 pontos atrás do líder, reduziu a diferença para dez. Ele soma agora 184 pontos, contra 194 de Augusto Santin. Estão ainda na briga pelo título Gerson Zarpelão Júnior, terceiro colocado com 174 pontos, e Wallace Martins, o quarto, com 148.

“Eu nunca havia guiado um carro de fórmula e só comecei a disputar o campeonato da FVee na terceira etapa, quando o líder já tinha 32 pontos. Estar nesta posição, e com chances reais de ganhar o campeonato, é realmente fantástico”, disse o diretor da GiPA do Brasil, que foi bicampeão de kart e competiu de Turismo na Europa pela equipe oficial da Peugeot.

O piloto lembra ainda que ficou 13 anos sem competir. “Meu objetivo inicial na primeira participação era conhecer a Fórmula Vee e matar a saudade de pilotar. Mas me adaptei muito rápido, tive uma ótima recepção na equipe F/Promo Racing e também dos meus apoiadores, então me empolguei! Espero agora retribuir todo esse carinho com mais vitórias e, quem sabe, o título”, disse Laurent Guerinaud, que conta com o apoio da Rokim Automotive, Chancela 1720 e DK Drones.

Ele ainda ressalta que no seu quotidiano profissional como diretor do instituto de inteligência de mercado referente no setor da pós-venda automotiva, a GiPA, o conhecimento do carro que lhe proporciona o automobilismo é uma grande vantagem.

A decisão do Campeonato está prevista para os dias 28 e 29 de novembro, em Interlagos, com a disputa da 8ª e 9ª etapas. Na nona e última etapa, a pontuação será dobrada. Por problemas de datas no autódromo, a 10ª etapa, prevista para dezembro, está a princípio cancelada. A FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), organizadora do campeonato, deve confirmar nos próximos dias as datas e etapas para o encerramento da competição.


Notícias Relacionadas