Locadoras festejam saldo positivo da retomada -

Locadoras festejam saldo positivo da retomada

mbora tenham praticamente paralisado as atividades entre os meses de abril e maio do ano passado, quando a pandemia eclodiu no Brasil, a retomada das companhias foi bastante agressiva no segundo semestre.

Mesmo em meio a uma das maiores crises da indústria automobilística, um dos segmentos desse setor teve razões para festejar o ano de 2020: o das locadoras de veículos. Embora tenham praticamente paralisado as atividades entre os meses de abril e maio do ano passado, quando a pandemia eclodiu no Brasil, a retomada das companhias foi bastante agressiva no segundo semestre. Seja pelo aumento da informalidade, que fez alguns trabalhadores alugarem carros para obter uma renda extra com aplicativos de mobilidade, ou até mesmo em consequência da própria pandemia, quando pessoas passaram a alugar carros para viajar e não enfrentar um ônibus ou avião, o mercado das locadoras se mostrou eficiente também em outras pontas no negócio, como a compra e venda de veículos.

Pela primeira vez na história, a frota total dessas empresas ultrapassou a barreira do milhão, alcançando a marca de 1,07 milhão de veículos. Somente em 2020, as locadoras compraram 360 mil carros zero quilômetro, o equivalente a 20,6% de todos os automóveis e comerciais leves emplacados no ano. Outro ponto importante a ser destacado é que, em 2020, elas foram responsáveis pela comercialização de 250 mil veículos seminovos, um crescimento de 24% em relação ao ano anterior, quando venderam 190 mil.

Se essas empresas, como Localiza, Unidas e Movida, compram veículos em grande quantidade, evidentemente possuem condições especiais de compra junto às montadoras. Essa é uma das razões que explicam a tese de que as locadoras saem ganhando nas três pontas do negócio. As vendas permitem que essas companhias renovem suas frotas. Enquanto as locadoras comemoram sucessos, o setor automotivo vive momentos difíceis, com a baixa demanda de consumo.

Fonte: Veja

maisautomotive #novovarejo #novomeio #locadora #veículo #pandemia


Notícias Relacionadas