– A eB Capital amplia sua tese de investimento no setor varejista de Máquinas e Ferramentas e anuncia a criação de uma plataforma completa voltada para os profissionais da área, tais como mecânicos, marceneiros, funileiros, construtores e outros. Como parte desse movimento, a Loja do Mecânico, maior e-commerce do mercado na América Latina – com controle adquirido pela gestora de Private Equity em 2020 em um investimento de R$ 600 milhões de reais – avança com a aceleração de estratégia omnichannel e realiza um aporte no canal O Mecânico, empresa de mídia e conteúdo educacional do segmento de manutenção automotiva, com mais de 360 mil followers no Youtube, com 38,4 milhões de visualizações.
Com isso, a eB dá mais um passo na criação de um ecossistema completo de apoio ao setor pautado em quatro principais frentes: varejo; conteúdo digital; capacitação técnica e serviços. A Loja do Mecânico conta atualmente com e-commerce, marketplace e lojas físicas omnichannel dedicadas à venda de máquinas e ferramentas, soluções para os setores automotivo, construção civil, funilaria, pintura, manutenção industrial, marceneiro, dentre outros, e serviços financeiros, como crédito, consórcio e garantia estendida.
O Mecânico chega para agregar com cursos profissionalizantes, além de ser um hub de informações e consultas técnicas, por meio do aplicativo MecânicoPro, do Congresso Brasileiro do Mecânico (CBM), Youtube e a revista O Mecânico – referência há 37 anos no mercado editorial para esse nicho e primeira a atuar no digital.
“A sinergia das duas empresas irá proporcionar um ambiente completo para esse mercado, com a fidelização do cliente que vai além da venda, passando pelo relacionamento, conteúdo educacional e suporte para esses profissionais”, explica Marcio Gurgel, CEO da Loja do Mecânico.
“Nossa ampla experiência em gestão e empreendedorismo nos permite uma boa leitura dos setores resilientes ao cenário econômico e que oferecem grandes oportunidades de negócios, como o caso de Máquinas e Ferramentas”, explica Eduardo Sirotsky Melzer, CEO da eB Capital.
Expansão
A Loja do Mecânico tem 32 anos de mercado e conta com mais de mil funcionários. Em 2021, a companhia dedicou grande parte dos esforços na estratégia omnichannel e neste ano tem focado na expansão. A empresa dispõe hoje de 8 lojas em regiões estratégicas, tais como Jundiaí, Franca, Ribeirão Preto, Limeira e Praia Grande (todas no estado de São Paulo) e Belo Horizonte (em Minas Gerais) e espera fechar o ano com 10 a 15 novas unidades. Além disso, possui três centros de distribuição: Recife/PE, Betim/MG e Cajamar/SP. Já para os próximos 3 anos, a expectativa é ter 50 lojas. A companhia deve fazer mais de R$ 1,5 bilhão em faturamento em 2022 e tem como objetivo atingir receita de R$ 5 bilhões em 4 anos.
Em 2003, a Loja do Mecânico foi pioneira na implementação de vendas online no mercado de máquinas e ferramentas no Brasil. De acordo com dados da SimilarWeb e do alexa.com, a empresa é um dos 500 sites mais acessados no País e está em 33º lugar no ranking de e-commerces do Brasil.
Com a criação da plataforma, a empresa pretende abrir o capital em até três anos, dando sequência ao plano de expansão.