Esta edição abre a divulgação mensal dos resultados apurados no segundo semestre de 2024 pela pesquisa LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo. Trata-se de mais um estudo exclusivo do After. Lab que apura o consumo e a utilização dos diferentes lubrificantes e fluidos automotivos por parte dos varejos de autopeças e das oficinas mecânicas. A apuração dos dados é feita semanalmente e as informações são consolidadas a cada seis meses, cobrindo assim os dois semestres de cada ano. As tabelas e gráficos a seguir, portanto, dizem respeito ao período de agosto a dezembro de 2024.
O gráfico e a tabela a seguir se referem aos entrevistados. No gráfico temos as divisões percentuais totais e por região e, na tabela, você encontra o número de entrevistas realizadas. Observamos que o maior número de entrevistados reside na região Sudeste, o que é pertinente, uma vez que o processo de amostragem considera a participação da região no PIB. A tabela 1 reúne a estatística descritiva de todas as variáveis analisadas e é importante para entender o comportamento destas ao longo da série temporal estudada. Cabe ressaltar que as perguntas feitas para as oficinas são referentes ao uso, enquanto as perguntas feitas ao varejo são referentes à venda dos produtos citados. No varejo, há maior discrepância entre a média e a mediana, evidenciando o impacto de grandes volumes consumidos por poucos estabelecimentos. Já nas oficinas, as médias estão mais próximas das medianas, sugerindo menor influência de grandes consumidores.
A dispersão é significativamente maior no varejo, como evidenciado pelas variâncias. Isso ocorre devido à maior concentração de grandes estabelecimentos no varejo, que vendem volumes altos. Vemos que o óleo de motor apresenta maior disparidade tanto em oficinas quanto no varejo, refletindo sua alta demanda e diferentes perfis de consumo. Já o fluido de freio, em ambas as categorias, é o mais homogêneo em termos de consumo, com menor variância e máximos mais baixos.