Na série de resultados apurados pela pesquisa LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo, relativos ao segundo semestre de 2024, tratamos das linhas de lubrificantes e fluidos presentes no dia a dia da operação de lojas de autopeças e oficinas mecânicas. O LUPA é mais um estudo exclusivo do After.Lab que apura o consumo e a utilização desses produtos nos estabelecimentos de comércio e aplicação no Aftermarket Automotivo em todo o Brasil. Você pode consultar as reportagens anteriores sobre o estudo nas edições digitais do Novo Varejo disponíveis no site novovarejoautomotivo.com.br/edicoes.
Todas as tabelas divulgadas se referem ao top 5 de marcas comercializadas em cada tipo de lubrificante/fluido. Devido ao maior volume comercializado, somente o óleo de motor está seccionado por porte do estabelecimento. Vemos a predominância de determinadas marcas no mercado, independentemente do tipo de lubrificante, como LUBRAX, MOBIL e PETRONAS. Especificamente para o fluido de freio, temos domínio da TRW VARGA no varejo e nas oficinas.
Ainda, à medida que aumenta a especificação do produto, observamos um maior contingente de entrevistados que optam por não responder a pergunta, seja porque não sabem ou porque trabalham com o tipo de óleo especificado.