Damos sequência nesta edição também aos resultados da pesquisa LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo, mais um estudo do After.Lab realizado no primeiro semestre de 2024. Os dados levantados pelo núcleo de inteligência de negócios do mercado de reposição automotiva são consolidados a cada seis meses e apresentados nas plataformas de conteúdo da Novomeio Hub de Mídia ao longo do semestre seguinte. O histórico fica disponível nas edições anteriores que você encontra no site novovarejoautomotivo.com.br
Os gráficos 2 e 3 abaixo indicam o acumulado de uso (oficinas) e de venda (varejo) dos lubrificantes analisados. Vemos que há grande predominância do uso e venda do óleo de motor e que à medida em que há aumento na especialização do produto, ocorre redução no volume comercializado. Já os gráficos 4 e 5 indicam um panorama mensal da venda e uso de lubrificantes. Cabe ressaltar que aqui, não poderemos fazer um comparativo entre um mês e outro, uma vez que os respondentes mudaram ao longo dos meses (por exemplo, em abril pode haver maior contingente de respostas de oficinas muito grandes, enquanto em maio pode haver um maior contingente de repostas de oficinas pequenas, afetando o volume comercializado mês a mês).
Para uma comparação exata entre os meses, as perguntas deveriam ser repetidas sempre aos mesmos respondentes, mês após mês. Contudo, podemos comparar o volume de venda e uso entre os lubrificantes, dentro do mês analisado. É perceptível que independente do mês, o maior volume comercializado ainda é do óleo de motor, seja no varejo, seja na oficina, corroborando com os gráficos 2 e 3 acima.