LUPA revela compra e aplicação de lubrificantes por região -

LUPA revela compra e aplicação de lubrificantes por região

Trata-se de mais um estudo exclusivo do After. Lab que apura o consumo e a utilização dos diferentes lubrificantes e fluidos automotivos por parte dos varejos de autopeças e das oficinas mecânicas.

Trazemos nesta edição a segunda matéria com os dados mais recentes da pesquisa LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo, relativos ao segundo semestre de 2024. Trata-se de mais um estudo exclusivo do After. Lab que apura o consumo e a utilização dos diferentes lubrificantes e fluidos automotivos por parte dos varejos de autopeças e das oficinas mecânicas. A apuração dos dados é feita semanalmente e as informações são consolidadas a cada seis meses, cobrindo assim os dois semestres de cada ano. A tabela na sequência detalha os percentuais de uso (em oficinas) e venda (em varejo) de lubrificantes nas cinco regiões do Brasil, classificados pelo porte dos estabelecimentos (pequeno, médio, grande e mega), a partir da definição dos quartis (25%, 50% e 75%) para cada produto analisado. A partir dela, podemos analisar os dados para cada tipo de lubrificante:

  1. Óleo de Motor

Oficinas:

 • O Sudeste é a região com maior concentração (157,23), apresentando força em todos os portes, com destaque para os estabelecimentos médios (50,64) e pequenos (48,04).

• No Norte, os estabelecimentos classificados como são predominantes (37,82), evidenciando a centralização do mercado.

• O Nordeste e o Sul apresentam distribuição mais equilibrada entre os portes, enquanto o Centro-Oeste é liderado por oficinas médias (18,30). •

Varejo:

• O Nordeste lidera as vendas, com uma distribuição equilibrada em pequenos, médios e grandes estabelecimentos, mas menor participação nos mega (18,45).

• Sudeste aparece como o segundo maior volume de vendas, liderado pelos médios (43,11).

• Centro-Oeste se destaca nos estabelecimentos mega (40,25), indicando concentração de grandes redes na região.

  • Óleo de Transmissão

Oficinas:

• O Sudeste lidera amplamente, com destaque para os médios (44,65) e pequenos (52,16).

• No Nordeste e no Norte, mega estabelecimentos têm forte presença (36,52 e 25,89, respectivamente).

• O Sul tem uma distribuição mais equilibrada, com leve predomínio de pequenos (27,34).

Varejo:

• O Sudeste continua dominando, especialmente nos médios (44,51). • O Nordeste se destaca pela alta participação de pequenos (33,33) e grandes (33,76), indicando uma pulverização entre os diferentes portes.

• O Sul e o Centro-Oeste apresentam maior participação relativa nos estabelecimentos classificados como mega (30,81 e 28,36, respectivamente).

  • Óleo Diferencial

 Oficinas:

• O Sudeste lidera o uso de óleo diferencial, com destaque para os pequenos (43,04).

• O Nordeste é a segunda maior região, com concentração de estabelecimentos mega (52,89).

• No Sul, pequenos estabelecimentos são os principais consumidores (31,07), enquanto o Norte tem maior equilíbrio.

Varejo:

• O Nordeste apresenta o maior consumo, com liderança nos estabelecimentos classificados como grandes (46,42).

• O Sudeste segue como destaque, distribuído especialmente entre pequenos (41,60) e médios (34,95).

• Centro-Oeste tem maior concentração nos estabelecimentos mega (55,54), indicando centralização de vendas.

  • Fluido de Freio

Oficinas:

• O Sudeste domina amplamente, com alta representatividade em todos os portes, especialmente os grandes (45,81).

• O Sul apresenta destaque para os médios (31,83).

• No Nordeste, os grandes estabelecimentos lideram (20,65).

Varejo:

• O Nordeste é a região com maior volume de vendas, com equilíbrio entre pequenos (35,73), médios (24,63) e grandes (31,05).

• O Sudeste apresenta o segundo maior volume de vendas, com destaque para os grandes estabelecimentos (40,99).

• O Sul tem distribuição relativamente uniforme, mas ligeira predominância nos pequenos (17,67).

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