LUPA revela compra e aplicação de lubrificantes por região -

LUPA revela compra e aplicação de lubrificantes por região

Trata-se de mais um estudo exclusivo do After.Lab que apura o consumo e a utilização dos diferentes lubrificantes e fluidos automotivos por parte dos varejos de autopeças e das oficinas mecânicas.

Seguimos com a divulgação dos resultados da mais recentes da pesquisa LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo, relativos ao segundo semestre de 2024. Trata-se de mais um estudo exclusivo do After.Lab que apura o consumo e a utilização dos diferentes lubrificantes e fluidos automotivos por parte dos varejos de autopeças e das oficinas mecânicas. Você pode consultar as duas reportagens anteriores sobre o estudo nas edições digitais do Novo Varejo disponíveis no site novovarejoautomotivo.com.br

Os gráficos 2 e 3 a seguir indicam o acumulado de aplicação (oficinas) e venda (varejo) dos lubrificantes pesquisados pelo After.Lab. Vemos que há grande predominância do uso e venda do óleo de motor e que à medida em que há aumento na especialização do produto ocorre redução no volume comercializado.

Fonte: After.Lab
Fonte: After.Lab

Já os gráficos 4 e 5 indicam um panorama mensal da venda e aplicação de lubrificantes. Cabe ressaltar , aqui, não poderemos fazer um comparativo entre um mês e outro, uma vez que os respondentes mudaram ao longo dos meses (por exemplo, em outubro pode haver maior contingente de respostas de oficinas mega, enquanto em novembro pode haver um maior contingente de repostas de oficinas pequenas, afetando o volume comercializado mês a mês). Para uma comparação exata entre os meses, as perguntas deveriam ser repetidas sempre aos mesmos respondentes, mês após mês, o que nem sempre é possível.

Contudo, podemos comparar o volume de venda e uso entre os lubrificantes dentro do mês analisado. É perceptível que, independentemente do mês, o maior volume comercializado ainda é do óleo de motor, seja no varejo, seja na oficina, corroborando com os gráficos 2 e 3 anteriores.

Fonte: After.Lab
Fonte: After.Lab
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas