LUPA traz os segmentos de lubrificantes mais consumidos no varejo e na oficina -

LUPA traz os segmentos de lubrificantes mais consumidos no varejo e na oficina

Trata-se de mais um estudo exclusivo do After.Lab que apura o consumo e a utilização dos diferentes lubrificantes e fluidos automotivos por parte dos varejos de autopeças e das oficinas mecânicas.

Na série de resultados apurados pela pesquisa LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo, relativos ao segundo semestre de 2024, tratamos das linhas de lubrificantes e fluidos presentes no dia a dia da operação de lojas de autopeças e oficinas mecânicas. O LUPA é mais um estudo exclusivo do After.Lab que apura o consumo e a utilização desses produtos nos estabelecimentos de comércio e aplicação no Aftermarket Automotivo em todo o Brasil. Você pode consultar as reportagens anteriores sobre o estudo nas edições digitais do Novo Varejo disponíveis no site novovarejoautomotivo.com.br/edicoes.

A tabela a seguir nos traz informações acerca do percentual de respondentes que vendem ou fazem uso dos produtos analisados. É observado que à medida que há a especialização do lubrificante, menos respondentes trabalham com tais produtos. Essa tabela também corrobora os resultados de vistos nos gráficos 2 e 3, publicados nas edições anteriores e disponíveis para consulta no site, uma vez que quanto menor o número de respondentes trabalhando com determinado lubrificante, menor será o volume comercializado.

Uma das novidades oriundas da atualização da pesquisa LUPA diz respeito ao entendimento de quem decide qual marca de óleo lubrificante será usada no momento da manutenção do automóvel. Conforme o gráfico, vemos que 31% das oficinas entrevistadas indicam que essa decisão é tomada pelo mecânico em 100% dos casos e 17% indicaram que, em metade dos casos a decisão é tomada pelo mecânico e na outra metade, pelo dono do carro.

Já o próximo gráfico diz respeito à venda de óleo lubrificante pelo varejista: 24% dos comerciantes entrevistados responderam que, em 100% dos casos, a venda de óleos lubrificantes é feita diretamente para o mecânico; 21% disseram que ora vendem para o mecânico e ora vendem para o dono do veículo; e 11% dos varejistas responderam que 90% de suas vendas são para o mecânico.

Com os dois gráficos publicados nesta edição, podemos perceber que a maior participação de decisão decorre do mecânico, com participação dos donos do veículos somente em alguns casos.


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