Varejistas de todo o Brasil estão elegendo seus principais fornecedores. Conheça os finalistas da primeira fase do estudo
Por Claudio Milan (claudio@novomeio.com.br)
O principal evento do mercado brasileiro de manutenção automotiva retorna em 2018 à elegância única do Hotel Hilton São Paulo Morumbi, um dos mais sofisticados do país. Os formadores de opinião do aftermarket voltam a se encontrar em cerimônia de gala no próximo dia 14 de maio para conhecer e homenagear os vencedores da 22ª pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças. Respaldado pela credibilidade e tradição de mais de duas décadas de serviços prestados ao setor, o estudo celebrará em seu evento de premiação a excelência das práticas comerciais e institucionais de um segmento fundamental para a economia nacional.
Desde 1996, o jornal Novo Varejo vem balizando o desempenho empresarial dos distribuidores de autopeças a partir da opinião de seus principais clientes, os varejistas de componentes automotivos para veículos leves. Nesta edição, apresentamos em ordem alfabética as três empresas mais citadas em cada um dos 20 quesitos de avaliação propostos pelo estudo. Desde 2016, o questionário divide claramente as perguntas entre “componentes para os sistemas” e “produtos”, respeitando as demandas de mercado e a tradição do setor.
Metodologia
A pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças apura a percepção e a satisfação do varejista de autopeças em relação aos produtos e serviços oferecidos por seus principais fornecedores. O estudo é dividido em duas fases. Para a conclusão da primeira, 500 varejistas de autopeças para veículos leves de todo o país foram entrevistados entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018 para avaliar os distribuidores a partir da segmentação por produtos, considerando parâmetros como disponibilidade e qualidade do portfólio. A segunda etapa – que está sendo realizada neste momento – permite aos varejistas entrevistados atribuir notas aos serviços prestados pelos distribuidores, considerando aspectos relevantes para a construção do relacionamento comercial com os fornecedores. A etapa de conclusão do estudo conta com a colaboração da Ipsos, uma das mais importantes empresas de pesquisas do mundo.
Em ordem alfabética, os finalistas da primeira fase da pesquisa Maiores e Melhores 2018
Nas tabelas a seguir, o Novo Varejo apresenta, EM ORDEM ALFABÉTICA, os três distribuidores mais votados nos 20 quesitos que avaliam o portfólio de produtos dessas empresas. O questionário aplicado durante a coleta de dados foi o seguinte: