Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças 2019 -

Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças 2019

Troféu em homenagem aos 25 anos da Editora Novo Meio, responsável pela pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças

É hora de conhecer os resultados da pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças 2019, a 23ª edição do estudo em que varejistas de autopeças de todo o Brasil avaliam o portfólio de produtos e o desempenho empresarial de seus principais fornecedores. O trabalho foi realizado pela primeira vez em 1996 e desde 2012 conta com a contribuição da Ipsos, uma das três maiores empresas de pesquisa do mundo e líder no Brasil em estudos para o setor automotivo. O instituto desenvolveu uma metodologia aprimorada para o trabalho e, a partir de então, é responsável pela tabulação dos resultados da segunda fase do estudo.

PRIMEIRA FASE: PORTFÓLIO DE PRODUTOS

Com a chegada da Ipsos, a pesquisa passou a ser dividida em duas etapas. Na primeira, os varejistas entrevistados em todo o Brasil avaliam seus parceiros comerciais a partir de um questionário com 20 perguntas que abrangem o portfólio de produtos dos fornecedores destas lojas.

O questionário respondido pelos 500 varejistas entrevistados em todo o Brasil para a realização da primeira fase do estudo foi o seguinte: “Qual é o melhor distribuidor no seguinte segmento de produto: Acessório? Amortecedor? Borracha? Correia? Embreagem? Ferragem? Filtro? Fixação? Pastilha? Peça importada? Rolamento? Vela de ignição? Qual é o melhor distribuidor para os componentes dos seguintes sistemas:Arrefecimento? Câmbio e diferencial? Direção? Elétrico? Freios? Injeção eletrônica? Motor? Suspensão?

O vencedor em cada um do 20 quesito é determinado pela soma simples de todos os votos obtidos pelas empresas citadas pelos varejistas. O distribuidor mais citado na soma total de votos é considerado o vencedor da primeira fase da pesquisa.

SEGUNDA FASE: DESTACA O DESEMPENHO EMPRESARIAL COM TRÊS NOVOS QUESITOS

As 12 empresas melhor colocadas na soma total dos votos da primeira fase foram pré-classificadas para a segunda etapa do estudo e dela participaram efetivamente aqueles distribuidores que têm representação nacional comprovada por filiais em, no mínimo, três regiões do Brasil, que tenham se classificado entre os cinco primeiros em pelo menos dois quesitos na primeira fase do estudo. Para efetivar a participação na consolidação final dos resultados, é preciso que a empresa também tenha tido representatividade de avaliações em pelo menos três regiões do Brasil na segunda fase, uma vez que o caráter da pesquisa é nacional.

Definidas as empresas, voltamos a conversar com os varejistas que responderam às 20 questões de avaliação pela segmentação por produtos. Desta vez, os proprietários ou responsáveis por compras são convidados a atribuir, para cada um dos distribuidores finalistas, uma nota de 1 a 10 relativa a cada um dos atributos a serem investigados. E, na edição 2019, a pesquisa ganhou um novo grupo – Presença – composto por 3 novos atributos: competência, comunicação e compromisso.

Produto QUALIDADE DAS MARCAS
  Somente marcas idôneas e reconhecidas
 
  VARIEDADE DAS MARCAS
  Trabalha com diferentes marcas para um mesmo item
   
  DISPONIBILIDADE
  Tem os produtos em estoque
   
Comercial ATENDIMENTO
  Cordialidade e resolução rápida e eficaz dos problemas
 
  ENTREGA
  Prazo e quantidade combinados
 
  EQUIPE DE VENDAS
  Preparo técnico e capacidade de solucionar problemas
 
Relacionamento APOIO TÉCNICO
  Informação técnica disponível
   
  GARANTIA
  Rapidez na resolução de problemas envolvendo garantia
   
  SUPORTE PROMOCIONAL
  Materiais promocionais e campanhas de incentivo às vendas
 
Imagem INOVAÇÃO
  Apresentação de novas soluções novas para o varejo
   
  EVOLUÇÃO
  Melhoria nos últimos 12 meses
   
  ADMIRAÇÃO
  Sentimento de admiração
   
Importância FREQUÊNCIA DE COMPRA
  Periodicidade de colocação de pedidos
   
  PARCERIA
  Proximidade de relacionamento 
   
 
  CONFIANÇA
  Comprometimento nas relações comerciais
   
Presença COMPETÊNCIA
  Avaliação de comportamento e desempenho  
  COMUNICAÇÃO Ações de relacionamento e interações  
  COMPROMISSO Valores que determinam fidelização  

Nesta segunda etapa, os vencedores são determinados a partir das médias das notas atribuídas pelos varejistas entrevistados.

Desde 2014, o cálculo final das médias dos vencedores passou a contar também com a análise de regressão linear estabelecida pela Ipsos, que resulta em ponderação entre os grupos de atributos para o cálculo das médias totais finais dos distribuidores. A variável dependente utilizada para este cálculo foi a média de satisfação geral com as distribuidoras.

Após a aplicação da metodologia de análise de regressão linear, as ponderações resultantes em 2019 foram as seguintes:

Atributos %
Presença 30%
Importância 22%
Produto 19%
Imagem 15%
Comercial 12%
Relacionamento 2%
Total 100%

OS VAREJOS ENTREVISTADOS

A pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças tem abrangência nacional. O estudo parte do número base de 500 varejos de componentes para veículos leves entrevistados em todo o Brasil, havendo a cada ano eventuais ajustes para que a cobertura atenda as exigências da metodologia. As entrevistas são realizadas com os proprietários ou profissionais responsáveis pelas compras das lojas.

As lojas que participaram da 23ª edição do estudo foram selecionadas por sorteio no mailing de leitores do jornal Novo Varejo, composto por cerca de 30 mil empresas. O número de entrevistas por estado foi proporcional à participação de cada unidade federativa na frota brasileira de veículos, estimada pelo IBGE. Dentro dos estados, as entrevistas foram realizadas nos municípios com 200 mil ou mais habitantes – com exceção do Rio de Janeiro, onde, devido à elevada concentração populacional na capital, o critério foi adequado a 300 mil habitantes. A divisão das entrevistas por município foi proporcional ao número de habitantes.

RESULTADOS

PRIMEIRA FASE

CLASSIFICAÇÃO PELA SOMA TOTAL DE VOTOS DOS QUESITOS QUE AVALIAM O PORTFÓLIO DE PRODUTOS

Colocação Empresa %
REAL 7,18
SAMA 5,27
COBRA 4,93
PELLEGRINO 4,54
ROLES 4,33
DPK 2,86
FURACÃO 2,85
EMBREPAR 2,65
JAHU 2,38
10º ROLEMAR 2,33
11º SK 2,09
12º COMDIP 1,88

RESULTADOS

PRIMEIRA FASE

OS MAIS VOTADOS EM CADA UM DOS QUESITOS QUE AVALIAM O PORTFÓLIO DE PRODUTOS

ACESSÓRIO

Colocação Empresa %
CHG 10,58%
NEW KAR 10,58%
DPK 2,99%

AMORTECEDOR

Colocação Empresa %
ROLES 13,17%
COBRA 7,98%
SAMA 7,98%

BORRACHA

Colocação Empresa %
JAHU 31,94%
REAL 4,19%
METALSYSTEM e ROLEMAR 3,39%

CORREIA

Colocação Empresa %
REAL 10,98%
SAMA 9,38%
ROLEMAR 6,79%

EMBREAGEM

Colocação Empresa %
REAL 12,97%
ROLES 11,78%
COBRA 11,38%

FERRAGEM

Colocação Empresa %
UNIVERSAL 31,74%
JAHU 2,79%
CHG e DPS 1,60%

FILTRO

Colocação Empresa %
REAL 9,18%
ROLES 6,39%
PELLEGRINO 5,99%

FIXAÇÃO

Colocação Empresa %
DINPAR 7,39%
WURTH 3,59%
DEW PARTS 3,59%

PASTILHA

Colocação Empresa %
REAL 12,18%
SAMA 5,99%
PELLEGRINO e ROLES 5,19%

PEÇA IMPORTADA

Colocação Empresa %
ISAPA 8,38%
MOTORS IMPORTS 7,58%
REAL 4,19%

ROLAMENTO

Colocação Empresa %
COBRA 32,34%
REAL 7,58%
ROLES 5,99%

VELA DE IGNIÇÃO

Colocação Empresa %
COBRA 12,57%
ROLES 12,38%
EMBREPAR 9,58%

ARREFECIMENTO

Colocação Empresa %
REAL 8,78%
SAMA 5,59%
APS 4,99%

CÂMBIO E DIFERENCIAL

Colocação Empresa %
PELLEGRINO 9,38%
SAMA 7,39%
REAL 3,59%

DIREÇÃO

Colocação Empresa %
SAMA 10,98%
REAL 10,78%
PELLEGRINO 8,58%

ELÉTRICO

Colocação Empresa %
FURACÃO 31,54%
ELETROPAR 3,99%
JAVALI 3,59%

FREIO

Colocação Empresa %
REAL 11,78%
PELLEGRINO 7,19%
SAMA 6,99%

INJEÇÃO ELETRÔNICA

Colocação Empresa %
FURACÃO 15,17%
REAL 7,19%
SAMA 4,19%

MOTOR

Colocação Empresa %
SAMA 10,78%
REAL 9,38%
PELLEGRINO 8,58%

SUSPENSÃO

Colocação Empresa %
REAL 10,18%
SAMA 6,99%
JAHU 5,99%

SEGUNDA FASE

AVALIAÇÃO CONSOLIDADA – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A MÉDIA FINAL DE TODAS AS NOTAS ATRIBUÍDAS PELO VAREJO NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL

Colocação Empresa Média final
Real 8,02
Cobra 7,90
Roles 7,85
Pellegrino 7,84
Sama 7,74
DPK 7,64
     
     

CLASSIFICAÇÃO PELA MÉDIA FINAL DAS NOTAS PARA OS ATRIBUTOS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL – AS 5 MELHORES MÉDIAS

Produto QUALIDADE DAS MARCAS
      Colocação Empresa Média
1º REAL 8,61
2º COBRA 8,48
3º ROLES 8,47
 
  VARIEDADE DAS MARCAS
      Colocação Empresa Média
1º REAL 8,40
2º SAMA 8,29
3º PELLEGRINO 8,18
   
  DISPONIBILIDADE
 
    Colocação Empresa Média
1º REAL 8,26
2º PELLEGRINO 8,04
3º ROLES 8,03      
Comercial ATENDIMENTO
    Colocação Empresa Média
1º ROLES 8,60
2º REAL 8,56
3º COBRA 8,43      
 
  ENTREGA
    Colocação Empresa Média
1º COBRA 8,25
2º PELLEGRINO 8,24
3º REAL 8,23      
 
  EQUIPE DE VENDAS
    Colocação Empresa Média
1º REAL 8,57
2º ROLES 8,52
3º COBRA 8,42        
Relacionamento APOIO TÉCNICO   Colocação Empresa Média
1º ROLES 7,46
2º REAL 7,39
3º COBRA 7,27
 
   
  GARANTIA
    Colocação Empresa Média
1º COBRA 7,68
2º PELLEGRINO 7,50
3º ROLES 7,49      
   
  SUPORTE PROMOCIONAL
    Colocação Empresa Média
1º REAL 6,38
2º PELLEGRINO 6,08
3º ROLES 5,98      
 
Imagem INOVAÇÃO
    Colocação Empresa Média
1º REAL 7,53
2º COBRA 7,37
3º ROLES 7,28      
   
  EVOLUÇÃO
    Colocação Empresa Média
1º REAL 7,70
2º PELLEGRINO 7,60
3º COBRA 7,59      
   
  ADMIRAÇÃO
    Colocação Empresa Média
1º REAL 8,02
2º COBRA 7,95
3º ROLES 7,87      
 
Importância FREQUÊNCIA DE COMPRA
    Colocação Empresa Média
1º REAL 7,19
2º COBRA 7,09
3º ROLES 7,08      
   
  PARCERIA
    Colocação Empresa Média
1º REAL 7,46
2º COBRA 7,42
3º ROLES 7,23      
 
  CONFIANÇA
 
  Colocação Empresa Média
1º REAL 8,55
2º COBRA 8,42
3º PELLEGRINO 8,35      
   
Presença COMPETÊNCIA
    Colocação Empresa Média
1º REAL 8,39
2º COBRA 8,32
3º ROLES 8,31      
   
  COMUNICAÇÃO
    Colocação Empresa Média
1º PELLEGRINO 7,55
2º REAL 7,50
3º COBRA 7,40      
 
  COMPROMISSO
 
  Colocação Empresa Média
1º REAL 8,10
2º COBRA 8,01
3º PELLEGRINO 8,00      
   

RESULTADOS REGIONAIS

REGIÃO NORTE
Empresa Colocação   Nota média
REAL   7,94
PELLEGRINO   7,78
COBRA   7,51
REGIÃO NORDESTE
Empresa Colocação   Nota média
AUTO NORTE   8,48
REAL   8,39
SAMA   8,30
REGIÃO CENTRO OESTE
Empresa Colocação   Nota média
REAL   7,67
PELLEGRINO   7,62
SAMA   7,57
REGIÃO SUDESTE (EXCETO SP)
Empresa Colocação   Nota média
ROLES   8,26
REAL   8,22
DPK   8,20
ESTADO DE SÃO PAULO
Empresa Colocação   Nota média
COBRA   8,17
REAL   7,93
ROLES   7,91
REGIÃO SUL
Empresa Colocação   Nota média
ROLEMAR   7,87
REAL   7,79
ROLES   7,67

TRANSOPORTADORA

AS MELHORES TRANSPORTADORAS – 2019

Colocação Empresa %
RODONAVES 8,78
BRASPRESS 3,39
SETEX 1,79

Notícias Relacionadas