Troféu em homenagem aos 25 anos da Editora Novo Meio, responsável pela pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças
É hora de conhecer os resultados da pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças 2019, a 23ª edição do estudo em que varejistas de autopeças de todo o Brasil avaliam o portfólio de produtos e o desempenho empresarial de seus principais fornecedores. O trabalho foi realizado pela primeira vez em 1996 e desde 2012 conta com a contribuição da Ipsos, uma das três maiores empresas de pesquisa do mundo e líder no Brasil em estudos para o setor automotivo. O instituto desenvolveu uma metodologia aprimorada para o trabalho e, a partir de então, é responsável pela tabulação dos resultados da segunda fase do estudo.
PRIMEIRA FASE: PORTFÓLIO DE PRODUTOS
Com a chegada da Ipsos, a pesquisa passou a ser dividida em duas etapas. Na primeira, os varejistas entrevistados em todo o Brasil avaliam seus parceiros comerciais a partir de um questionário com 20 perguntas que abrangem o portfólio de produtos dos fornecedores destas lojas.
O questionário respondido pelos 500 varejistas entrevistados em todo o Brasil para a realização da primeira fase do estudo foi o seguinte: “Qual é o melhor distribuidor no seguinte segmento de produto: Acessório? Amortecedor? Borracha? Correia? Embreagem? Ferragem? Filtro? Fixação? Pastilha? Peça importada? Rolamento? Vela de ignição? Qual é o melhor distribuidor para os componentes dos seguintes sistemas:Arrefecimento? Câmbio e diferencial? Direção? Elétrico? Freios? Injeção eletrônica? Motor? Suspensão?
O vencedor em cada um do 20 quesito é determinado pela soma simples de todos os votos obtidos pelas empresas citadas pelos varejistas. O distribuidor mais citado na soma total de votos é considerado o vencedor da primeira fase da pesquisa.
SEGUNDA FASE: DESTACA O DESEMPENHO EMPRESARIAL COM TRÊS NOVOS QUESITOS
As 12 empresas melhor colocadas na soma total dos votos da primeira fase foram pré-classificadas para a segunda etapa do estudo e dela participaram efetivamente aqueles distribuidores que têm representação nacional comprovada por filiais em, no mínimo, três regiões do Brasil, que tenham se classificado entre os cinco primeiros em pelo menos dois quesitos na primeira fase do estudo. Para efetivar a participação na consolidação final dos resultados, é preciso que a empresa também tenha tido representatividade de avaliações em pelo menos três regiões do Brasil na segunda fase, uma vez que o caráter da pesquisa é nacional.
Definidas as empresas, voltamos a conversar com os varejistas que responderam às 20 questões de avaliação pela segmentação por produtos. Desta vez, os proprietários ou responsáveis por compras são convidados a atribuir, para cada um dos distribuidores finalistas, uma nota de 1 a 10 relativa a cada um dos atributos a serem investigados. E, na edição 2019, a pesquisa ganhou um novo grupo – Presença – composto por 3 novos atributos: competência, comunicação e compromisso.
Produto | QUALIDADE DAS MARCAS |
Somente marcas idôneas e reconhecidas | |
VARIEDADE DAS MARCAS | |
Trabalha com diferentes marcas para um mesmo item | |
DISPONIBILIDADE | |
Tem os produtos em estoque | |
Comercial | ATENDIMENTO |
Cordialidade e resolução rápida e eficaz dos problemas | |
ENTREGA | |
Prazo e quantidade combinados | |
EQUIPE DE VENDAS | |
Preparo técnico e capacidade de solucionar problemas | |
Relacionamento | APOIO TÉCNICO |
Informação técnica disponível | |
GARANTIA | |
Rapidez na resolução de problemas envolvendo garantia | |
SUPORTE PROMOCIONAL | |
Materiais promocionais e campanhas de incentivo às vendas | |
Imagem | INOVAÇÃO |
Apresentação de novas soluções novas para o varejo | |
EVOLUÇÃO | |
Melhoria nos últimos 12 meses | |
ADMIRAÇÃO | |
Sentimento de admiração | |
Importância | FREQUÊNCIA DE COMPRA |
Periodicidade de colocação de pedidos | |
PARCERIA | |
Proximidade de relacionamento | |
CONFIANÇA | |
Comprometimento nas relações comerciais | |
Presença | COMPETÊNCIA |
Avaliação de comportamento e desempenho | |
COMUNICAÇÃO Ações de relacionamento e interações | |
COMPROMISSO Valores que determinam fidelização |
Nesta segunda etapa, os vencedores são determinados a partir das médias das notas atribuídas pelos varejistas entrevistados.
Desde 2014, o cálculo final das médias dos vencedores passou a contar também com a análise de regressão linear estabelecida pela Ipsos, que resulta em ponderação entre os grupos de atributos para o cálculo das médias totais finais dos distribuidores. A variável dependente utilizada para este cálculo foi a média de satisfação geral com as distribuidoras.
Após a aplicação da metodologia de análise de regressão linear, as ponderações resultantes em 2019 foram as seguintes:
Atributos | % |
Presença | 30% |
Importância | 22% |
Produto | 19% |
Imagem | 15% |
Comercial | 12% |
Relacionamento | 2% |
Total | 100% |
OS VAREJOS ENTREVISTADOS
A pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças tem abrangência nacional. O estudo parte do número base de 500 varejos de componentes para veículos leves entrevistados em todo o Brasil, havendo a cada ano eventuais ajustes para que a cobertura atenda as exigências da metodologia. As entrevistas são realizadas com os proprietários ou profissionais responsáveis pelas compras das lojas.
As lojas que participaram da 23ª edição do estudo foram selecionadas por sorteio no mailing de leitores do jornal Novo Varejo, composto por cerca de 30 mil empresas. O número de entrevistas por estado foi proporcional à participação de cada unidade federativa na frota brasileira de veículos, estimada pelo IBGE. Dentro dos estados, as entrevistas foram realizadas nos municípios com 200 mil ou mais habitantes – com exceção do Rio de Janeiro, onde, devido à elevada concentração populacional na capital, o critério foi adequado a 300 mil habitantes. A divisão das entrevistas por município foi proporcional ao número de habitantes.
RESULTADOS
PRIMEIRA FASE
CLASSIFICAÇÃO PELA SOMA TOTAL DE VOTOS DOS QUESITOS QUE AVALIAM O PORTFÓLIO DE PRODUTOS
Colocação | Empresa | % |
1º | REAL | 7,18 |
2º | SAMA | 5,27 |
3º | COBRA | 4,93 |
4º | PELLEGRINO | 4,54 |
5º | ROLES | 4,33 |
6º | DPK | 2,86 |
7º | FURACÃO | 2,85 |
8º | EMBREPAR | 2,65 |
9º | JAHU | 2,38 |
10º | ROLEMAR | 2,33 |
11º | SK | 2,09 |
12º | COMDIP | 1,88 |
RESULTADOS
PRIMEIRA FASE
OS MAIS VOTADOS EM CADA UM DOS QUESITOS QUE AVALIAM O PORTFÓLIO DE PRODUTOS
ACESSÓRIO
Colocação | Empresa | % |
1º | CHG | 10,58% |
1º | NEW KAR | 10,58% |
3º | DPK | 2,99% |
AMORTECEDOR
Colocação | Empresa | % |
1º | ROLES | 13,17% |
2º | COBRA | 7,98% |
2º | SAMA | 7,98% |
BORRACHA
Colocação | Empresa | % |
1º | JAHU | 31,94% |
2º | REAL | 4,19% |
3º | METALSYSTEM e ROLEMAR | 3,39% |
CORREIA
Colocação | Empresa | % |
1º | REAL | 10,98% |
2º | SAMA | 9,38% |
3º | ROLEMAR | 6,79% |
EMBREAGEM
Colocação | Empresa | % |
1º | REAL | 12,97% |
2º | ROLES | 11,78% |
3º | COBRA | 11,38% |
FERRAGEM
Colocação | Empresa | % |
1º | UNIVERSAL | 31,74% |
2º | JAHU | 2,79% |
3º | CHG e DPS | 1,60% |
FILTRO
Colocação | Empresa | % |
1º | REAL | 9,18% |
2º | ROLES | 6,39% |
3º | PELLEGRINO | 5,99% |
FIXAÇÃO
Colocação | Empresa | % |
1º | DINPAR | 7,39% |
2º | WURTH | 3,59% |
2º | DEW PARTS | 3,59% |
PASTILHA
Colocação | Empresa | % |
1º | REAL | 12,18% |
2º | SAMA | 5,99% |
3º | PELLEGRINO e ROLES | 5,19% |
PEÇA IMPORTADA
Colocação | Empresa | % |
1º | ISAPA | 8,38% |
2º | MOTORS IMPORTS | 7,58% |
3º | REAL | 4,19% |
ROLAMENTO
Colocação | Empresa | % |
1º | COBRA | 32,34% |
2º | REAL | 7,58% |
3º | ROLES | 5,99% |
VELA DE IGNIÇÃO
Colocação | Empresa | % |
1º | COBRA | 12,57% |
2º | ROLES | 12,38% |
3º | EMBREPAR | 9,58% |
ARREFECIMENTO
Colocação | Empresa | % |
1º | REAL | 8,78% |
2º | SAMA | 5,59% |
3º | APS | 4,99% |
CÂMBIO E DIFERENCIAL
Colocação | Empresa | % |
1º | PELLEGRINO | 9,38% |
2º | SAMA | 7,39% |
3º | REAL | 3,59% |
DIREÇÃO
Colocação | Empresa | % |
1º | SAMA | 10,98% |
2º | REAL | 10,78% |
3º | PELLEGRINO | 8,58% |
ELÉTRICO
Colocação | Empresa | % |
1º | FURACÃO | 31,54% |
2º | ELETROPAR | 3,99% |
3º | JAVALI | 3,59% |
FREIO
Colocação | Empresa | % |
1º | REAL | 11,78% |
2º | PELLEGRINO | 7,19% |
3º | SAMA | 6,99% |
INJEÇÃO ELETRÔNICA
Colocação | Empresa | % |
1º | FURACÃO | 15,17% |
2º | REAL | 7,19% |
3º | SAMA | 4,19% |
MOTOR
Colocação | Empresa | % |
1º | SAMA | 10,78% |
2º | REAL | 9,38% |
2º | PELLEGRINO | 8,58% |
SUSPENSÃO
Colocação | Empresa | % |
1º | REAL | 10,18% |
2º | SAMA | 6,99% |
3º | JAHU | 5,99% |
SEGUNDA FASE
AVALIAÇÃO CONSOLIDADA – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A MÉDIA FINAL DE TODAS AS NOTAS ATRIBUÍDAS PELO VAREJO NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL
Colocação | Empresa | Média final |
1º | Real | 8,02 |
2º | Cobra | 7,90 |
3º | Roles | 7,85 |
4º | Pellegrino | 7,84 |
5º | Sama | 7,74 |
6º | DPK | 7,64 |
CLASSIFICAÇÃO PELA MÉDIA FINAL DAS NOTAS PARA OS ATRIBUTOS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL – AS 5 MELHORES MÉDIAS
Produto | QUALIDADE DAS MARCAS |
Colocação Empresa Média 1º REAL 8,61 2º COBRA 8,48 3º ROLES 8,47 | |
VARIEDADE DAS MARCAS | |
Colocação Empresa Média 1º REAL 8,40 2º SAMA 8,29 3º PELLEGRINO 8,18 | |
DISPONIBILIDADE | |
Colocação Empresa Média 1º REAL 8,26 2º PELLEGRINO 8,04 3º ROLES 8,03 | |
Comercial | ATENDIMENTO |
Colocação Empresa Média 1º ROLES 8,60 2º REAL 8,56 3º COBRA 8,43 | |
ENTREGA | |
Colocação Empresa Média 1º COBRA 8,25 2º PELLEGRINO 8,24 3º REAL 8,23 | |
EQUIPE DE VENDAS | |
Colocação Empresa Média 1º REAL 8,57 2º ROLES 8,52 3º COBRA 8,42 | |
Relacionamento | APOIO TÉCNICO Colocação Empresa Média 1º ROLES 7,46 2º REAL 7,39 3º COBRA 7,27 |
GARANTIA | |
Colocação Empresa Média 1º COBRA 7,68 2º PELLEGRINO 7,50 3º ROLES 7,49 | |
SUPORTE PROMOCIONAL | |
Colocação Empresa Média 1º REAL 6,38 2º PELLEGRINO 6,08 3º ROLES 5,98 | |
Imagem | INOVAÇÃO |
Colocação Empresa Média 1º REAL 7,53 2º COBRA 7,37 3º ROLES 7,28 | |
EVOLUÇÃO | |
Colocação Empresa Média 1º REAL 7,70 2º PELLEGRINO 7,60 3º COBRA 7,59 | |
ADMIRAÇÃO | |
Colocação Empresa Média 1º REAL 8,02 2º COBRA 7,95 3º ROLES 7,87 | |
Importância | FREQUÊNCIA DE COMPRA |
Colocação Empresa Média 1º REAL 7,19 2º COBRA 7,09 3º ROLES 7,08 | |
PARCERIA | |
Colocação Empresa Média 1º REAL 7,46 2º COBRA 7,42 3º ROLES 7,23 | |
CONFIANÇA | |
Colocação Empresa Média 1º REAL 8,55 2º COBRA 8,42 3º PELLEGRINO 8,35 | |
Presença | COMPETÊNCIA |
Colocação Empresa Média 1º REAL 8,39 2º COBRA 8,32 3º ROLES 8,31 | |
COMUNICAÇÃO | |
Colocação Empresa Média 1º PELLEGRINO 7,55 2º REAL 7,50 3º COBRA 7,40 | |
COMPROMISSO | |
Colocação Empresa Média 1º REAL 8,10 2º COBRA 8,01 3º PELLEGRINO 8,00 | |
RESULTADOS REGIONAIS
REGIÃO NORTE | |||
Empresa | Colocação | Nota média | |
REAL | 1º | 7,94 | |
PELLEGRINO | 2º | 7,78 | |
COBRA | 3º | 7,51 |
REGIÃO NORDESTE | |||
Empresa | Colocação | Nota média | |
AUTO NORTE | 1º | 8,48 | |
REAL | 2º | 8,39 | |
SAMA | 3º | 8,30 |
REGIÃO CENTRO OESTE | |||
Empresa | Colocação | Nota média | |
REAL | 1º | 7,67 | |
PELLEGRINO | 2º | 7,62 | |
SAMA | 3º | 7,57 |
REGIÃO SUDESTE (EXCETO SP) | |||
Empresa | Colocação | Nota média | |
ROLES | 1º | 8,26 | |
REAL | 2º | 8,22 | |
DPK | 3º | 8,20 |
ESTADO DE SÃO PAULO | |||
Empresa | Colocação | Nota média | |
COBRA | 1º | 8,17 | |
REAL | 2º | 7,93 | |
ROLES | 3º | 7,91 |
REGIÃO SUL | |||
Empresa | Colocação | Nota média | |
ROLEMAR | 1º | 7,87 | |
REAL | 2º | 7,79 | |
ROLES | 3º | 7,67 |
TRANSOPORTADORA
AS MELHORES TRANSPORTADORAS – 2019
Colocação | Empresa | % |
1º | RODONAVES | 8,78 |
2º | BRASPRESS | 3,39 |
3º | SETEX | 1,79 |