Ranieri Leitão responde este mês a questões relativas a descentralização e empoderamento das representações regionais do varejo
Por Lucas Torres (jornalismo@novomeio.com.br)
Descentralização de liderança e empoderamento das representações nos estados brasileiros. Essa é, segundo o presidente do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, a política de trabalho da entidade nacional do varejo de autopeças.
Tal diretriz foi utilizada por Leitão para responder os questionamentos apresentados nesta edição pelos empresários Marcelo Gian, da paulistana Gian Autopeças, e Heber Carvalho, da Said Autopeças de Ribeirão Preto (SP), a respeito da atuação do Sincopeças Brasil quanto aos serviços e programas de capacitação oferecidos pela entidade ao varejo de autopeças e seus funcionários.
Ranieri Leitão destacou ainda as parcerias regionais firmadas pelo Sincopeças junto a órgãos como Senac e Sebrae na promoção de ações e programas visando à melhoria do varejo nos âmbitos da gestão e da capacitação profissional.
O modelo, incentivado pelo presidente nacional do Sincopeças, faz sentido se considerarmos o caráter singular do mercado de reposição nas diferentes regiões do país.
No Ceará, por exemplo – estado em que Leitão acumula a função de presidente estadual do Sincopeças – a entidade realiza um trabalho de formação de redes de cooperação entre as empresas com a proposta de fortalecer seu poder de negociação junto aos distribuidores e a indústria como um todo. A mesma lógica, porém, ainda está longe de representar um consenso quanto a sua aplicação em estados da região sudeste, por exemplo.
Diferenças como essas no que se refere ao modelo de negócio e as necessidades específicas de cada uma das regiões do país sugerem uma razoabilidade da descentralização das ações e programas para as unidades federativas, a fim de que atendam demandas da comunidade empresarial das diversas localidades.
Leia a seguir a interação entre os empresários varejistas e o presidente do Sincopeças Brasil e envia você também sua pergunta, dúvida ou sugestão para a redação do Novo Varejo pelo e-mail jornalismo@novomeio.com.br
Marcelo Gian – Gian Autopeças, de São Paulo (SP)
Quais serviços o Sincopeças Brasil disponibiliza atualmente ao setor varejista de autopeças?
Ranieri Leitão – O que eu acredito é que o Sincopeças de cada estado tenha a responsabilidade de implementar ações que possam promover melhorias para os varejistas no dia a dia; então, as soluções e serviços variam de local para local.
Nós, como Sincopeças Brasil, pensamos macro. Ou seja, de que forma nós vamos promover o fortalecimento do varejo no país por meio, por exemplo, de uma tentativa de influência junto ao Congresso Nacional e da abertura de canais de parcerias com órgãos como Senac e Sebrae.
Gian, o que sugiro é que seja procurado o Sincopeças do seu estado, particularmente o Sincopeças de São Paulo tem parcerias excelentes.
Heber Carvalho – Said Autopeças, de Ribeirão Preto (SP)
Existe algum projeto ou parceria na educação continuada para as empresas de comércio e oficinas mecânicas para o desenvolvimento profissional dos funcionários?
Ranieri Leitão – Da mesma forma, os Sincopeças de cada estado, em parceria com o Sebrae o Senac, disponibilizam muitas ações de qualificação para esses profissionais – tanto de lojas autopeças, quanto de oficinas.
Aqui no Ceará, por exemplo, temos uma ampla parceria com o Sebrae que fortalece o setor tanto na gestão das empresas, na qualificação de seus recursos humanos.
Então sugiro que você procure o Sincopeças São Paulo, pois tenho certeza que eles têm parcerias com essas instituições visando ao treinamento e ao desenvolvimento dos profissionais do setor.