Marcas mais lembradas da reposição recebem troféu Autop of Mind 2019 -

Marcas mais lembradas da reposição recebem troféu Autop of Mind 2019

Novo Varejo iniciou em setembro a entrega dos troféus aos vencedores da pesquisa que apura as marcas que não saem da cabeça de reparadores e proprietários de veículos em nove capitais brasileiras
Por Claudio Milan

Em comemoração aos 25 anos do jornal Novo Varejo, a Editora Novo Meio traz de volta a pesquisa Autop of Mind, que chega agora em sua sétima edição avaliando as marcas de autopeças mais lembradas por reparadores e proprietários de veículos nas nove principais capitais brasileiras, segundo o instituto Ipsos Marplan: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

A edição 2019 do estudo foi realizada entre os meses de janeiro e março deste ano. A apuração ocorreu em duas etapas: na primeira, foram entrevistados 460 reparadores. Na segunda, foram apuradas as marcas que não saem da cabeça de 590 proprietários de veículos. Os dois públicos apontaram as marcas mais lembradas nos seguintes quesitos:

REPARADORES:
autopeças, amortecedor, anel e pistão, bandeja de suspensão, bateria, borracha de suspensão, bico injetor, combustível, correia, disco de freio, embreagem, equipamentos de oficina, escapamento, ferramenta, filtro, junta e retentor, mola de suspensão, óleo lubrificante, pastilha/lona, pivô e terminal, pneu, rolamento, sonda e sensor, vela de ignição, carro nacional – marca de manutenção mais fácil e carro nacional – segunda marca de manutenção mais fácil, carro importado – marca de manutenção mais fácil e carro importado – segunda marca de manutenção mais fácil.

PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS:
autopeças, amortecedor, bateria, combustível, disco de freio, filtro, óleo lubrificante, pastilha de freio, pneu, vela de ignição, carro nacional – marca de manutenção mais fácil e carro nacional – segunda marca de manutenção mais fácil, carro importado – marca de manutenção mais fácil e carro importado – segunda marca de manutenção mais fácil.

Neste mês de setembro, o Novo Varejo iniciou a entrega dos troféus às empresas que mais se destacaram no estudo. Na oportunidade, os executivos das indústrias avaliaram a importância do prêmio e resumiram as estratégias que adotam para manter suas marcas sempre vivas na lembrança dos públicos consumidores. A cobertura da entrega do Prêmio Autop of Mind 2019 prossegue na edição de outubro.

FRAM

FILTRO – REPARADORES
FILTRO – PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS

“O reparador normalmente é nosso primeiro cliente. O segundo é o proprietário do veículo, por causa da influência que o reparador exerce. Todo brasileiro tem um mecânico de confiança. Por isso investimos bastante na comunicação com os reparadores. Costumamos associar nossa marca sempre a originalidade e confiança na aplicação. O aplicador sabe que, usando nosso produto, não vai ter problemas com o cliente. E se acontecer algum problema, nosso time de assistência técnica faz questão de proporcionar um atendimento direto, porque muitas vezes o problema é de aplicação; então, prestamos esclarecimentos, montamos treinamentos específicos, é um público que a gente trata com muita proximidade. E talvez o maior feedback seja esse reconhecimento como top of mind pela maior parte dos reparadores. Quando a gente estende isso para o motorista, eu diria que é a cereja do bolo. Se a marca transpassou o reparador e chegou ao dono do carro significa que o prestígio que construímos é resultado de um trabalho de posicionamento de marca muito competente. E, do ponto de vista comercial, temos o cuidado de não ferir o prestígio da marca. Eu sempre digo que a Fram pode estar barata, mas nunca pode ser barata. Estar barato é ser aquele produto premium, que é o que nós somos, custando 11 enquanto nosso concorrente custa 10. Ser barato é, às vezes, meu concorrente estar a 10 e eu a 5. Não necessariamente isso vende. Então, o feedback de top of mind para nós é muito importante”.
Felipe Anholon, Diretor Geral IAM da Fram



FABRINI

MOLA DE SUSPENSÃO – REPARADORES

“O reparador é o formador de opinião na nossa cadeia, é o profissional que dá a receita, que fala se você é bom ou ruim. A gente sempre esteve ao lado do mecânico, portanto esse reconhecimento é muito gratificante. Em função da crise, acabamos tendo que reduzir um pouco esse trabalho fundamental, porque o grande problema da mola é que falta cultura de manutenção. A gente tem um trabalho bastante extenso, é custoso e demorado porque a gente vai in loco ao profissional. Eventualmente, um varejo de autopeças acaba reunindo seus principais 20 clientes mecânicos, mas muitas vezes a gente vai às oficinas para disseminar essa cultura de manutenção de mola que, infelizmente, ainda é pouca no país. O consumidor final só conhece amortecedor, e boa parte dos mecânicos, por falha até dos fabricantes, acaba se restringindo a essa troca – ou às vezes à troca de um terminal – e se esquece da mola. Nossa estratégia é estar junto desses profissionais disseminando cultura de manutenção da mola”.
Newton Rosset, Gerente Comercial da Fabrini para o mercado de reposição



SABÓ

JUNTA E RETENTOR – REPARADORES

“Esse prêmio é importante porque representa o reconhecimento do nosso trabalho. Nós sempre estivemos junto dos reparadores, a Sabó tem um trabalho constante. Há uma necessidade contínua de treinar os reparadores em razão de novas tecnologias, novos produtos e, especialmente no nosso caso, novas motorizações. A estratégia é sempre essa, a necessidade permanente de ampliar atuação para estar junto dos reparadores levando novidades e treinamentos. A extensão territorial do Brasil é muito grande e nós temos o compromisso de oferecer o máximo de cobertura para esse que é nosso público principal. Nós só temos a agradecer a essa categoria que sempre prestigiou a marca Sabó, que nos apoia e contribui com ideias para que a gente possa melhorar sempre nossa participação a ponto de sermos reconhecidos mais uma vez com este prêmio”.
Marcus Vinícius, Diretor de Aftermarket da Sabó



NGK

VELA DE IGNIÇÃO – REPARADORES
VELA DE IGNIÇÃO – PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS

“Nossa estratégia é sempre tentar atender da melhor forma possível os anseios e objetivos dos clientes através de um trabalho diário e contínuo da nossa equipe, que tem como função aprimorar os processos, ter um atendimento diferenciado, confiabilidade e um produto de qualidade. Uma vez que a gente alcança esses atributos, é possível estabelecer um laço de confiança junto aos clientes e, consequentemente, fazer com que a NGK prevaleça na mente dos reparadores e donos de veículos. É muito gratificante e importante para a NGK como um todo, estamos bastante orgulhosos do trabalho realizado nessas últimas seis décadas – em agosto, completamos 60 anos de Brasil. Esse prêmio ajuda nos manter conectados com as inovações e na vanguarda tecnológica, sempre levando os melhores produtos e um serviço de primeira, sem esquecer da proteção ao meio ambiente: a NGK tem as certificações ISO 14.001 e ISO 9.001, que ajudam a gerenciar o padrão de qualidade que entregamos aos clientes e ao mercado como um todo”.
Eduardo Hiroshi Nakasaki, Gerente de Vendas Aftermarket da NGK



CONTINENTAL CONTITECH

CORREIA – REPARADORES

“É importantíssimo receber esse prêmio porque reconhece o trabalho que a gente vem realizando ao longo de todos esses anos e confirma a nossa liderança no mercado de reposição. E o prêmio faz também com que a gente entenda que não é possível relaxar. Temos, cada vez mais, que nos atualizarmos e nos mantermos ligados nas mudanças que estão correndo para que possamos continuar liderando a preferência dos reparadores de todo o país. A estratégia para estar perto desse público é manter o suporte comercial e técnico que nossa equipe construiu ao longo desses anos, além de intensificar os treinamentos técnicos e manter nossa presença no mercado nos colocando sempre à disposição caso haja qualquer necessidade técnica ou comercial, proporcionando assim o melhor suporte aos reparadores, que é o que temos feito ao longo do tempo”.
Paulo Lira, Gerente de Vendas Aftermarket para a Américo do Sul da Continental do Brasil



MAHLE METAL LEVE

ANEL E PISTÃO – REPARADOR

“A Mahle é uma empresa reconhecida pela qualidade dos produtos. Tecnologia, qualidade e padrão de excelência são atributos globais da marca. Uma questão chave que mais alavanca nosso trabalho e nos motiva a buscar a cada dia novos negócios é a seriedade com que a empresa trata a produção de todos os itens que comercializa. Qualidade e inovação são as questões mais importante para nós. O prêmio confirma que estamos no caminho certo”.
José Massari, diretor de Aftermarket da Mahle Metal Leve



TRW VARGA

DISCO DE FREIO – PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS

“A gente sabe que é importante estar na cabeça dos motoristas porque trabalhamos com equipamentos de segurança – estamos falando aqui da categoria de disco de freio, mas todas as outras linhas da TRW Varga são itens de segurança. Quando o motorista pensa em uma peça de freio e lembra da nossa marca, atingimos nosso objetivo no Marketing, que é mostrar a relevância da empresa, a confiança e a qualidade dos produtos. Esse prêmio, que confirma nossa presença na lembrança dos proprietários de veículos e do mecânico, consolida e valida o trabalho e os esforços que vêm sendo feitos. A gente continua com as ações de eventos, comunicação impressa e tudo o mais, mas o que estamos ampliando é a parte digital; hoje são muitas iniciativas que exploram esse ambiente, como as redes sociais, que nos facilitam o caminho para atingir todas as etapas da cadeia e também o consumidor final. Sempre com a preocupação de levar conhecimento e instrução sobre esses itens porque a gente sabe que a manutenção inadequada pode gerar risco à vida das pessoas. Entendemos a responsabilidade que a empresa tem com as pessoas no que se refere aos produtos que fornecemos ao mercado”.
Fernanda Giacon, Gerente de Marketing da ZF América do Sul



MASTRA

ESCAPAMENTO – REPARADOR

“Ser top of mind junto ao reparador valoriza nossa marca. Porque traduz em realidade todo o trabalho feito interna e externamente. A importância é você ser reconhecido como a marca mais séria do mercado em quesitos como qualidade, entrega, logística e pós-venda. Nós temos todo um trabalho focado no reparador, temos um programa que se chama Esclarecimento. Nossa equipe sai ao mercado para a capacitação do reparador. E o material de merchandising e nossos homens de campo – que nós chamamos de consultores de venda, não são vendedores – têm por princípio fazer com que o cliente prospere. Eles são preparados dentro da Universidade Mastra de Vendas e Marketing para ter capacitação e fazer o nosso cliente prosperar”.
Everaldo Sajioro Junior, Diretor Presidente da Mastra


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