Melhorias contínuas, soluções criativas e muito trabalho -

Melhorias contínuas, soluções criativas e muito trabalho

A Mann-Filter do Brasil representa uma das maiores unidades do grupo Mann+Hummel fora da Europa. Na série de reportagens com as maiores indústrias de autopeças do país, conversamos nesta edição com Pedro Ortolan, diretor de Vendas Reposição e Marketing da empresa, que fala sobre as perspectivas do mercado e as ações da Mann em benefício do varejo de autopeças.

 

Novo Varejo – Quais são as inovações tecnológicas aplicadas aos produtos da Mann, especialmente no mercado de reposição?

Pedro Ortolan – Algumas das principais inovações tecnológicas aplicadas em nossos produtos, tanto para atender o mercado de equipamento original quanto para o mercado de reposição, são: Klebie Folie – material plástico utilizado para a substituição de materiais metálicos na produção de elementos filtrantes ecológicos para óleo e combustível; Processo Helix – utilizado na fabricação de carcaças e tubos metálicos que não geram sucata, usados na fabricação de elementos filtrantes de ar para aplicações em veículos da linha pesada; Glue String – processo utilizado na fabricação de elementos filtrantes radiais de ar em substituição das carcaças metálicas; Multi Filtro – fomos os pioneiros no desenvolvimento da família Multi Filtros, de cinco produtos que substituem mais de 20 modelos de filtros de óleo e atendem mais de 100 diferentes modelos de veículos (desenvolvimento brasileiro); Filtro desumidificador do ar para sistemas de freio da linha pesada com tecnologia coalescente – permite maior eficiência na absorção de partículas de água e óleo indesejados presentes no sistema pneumático de frenagem; Frecious Plus – família de filtros de cabine que além de filtrar as partículas sólidas e eliminar os odores de gases, também evitam a proliferação de micro organismos como fungos e bactérias que prejudicam a saúde dos passageiros do veículo (atualmente somente disponível na Europa e na Ásia).

 

NV – Que tendências vocês observam para os próximos anos em relação à evolução tecnológica?

PO – A tendência é da utilização da conectividade dos veículos, produtos mais ecológicos e veículos voltados para a segurança e bem estar dos passageiros. Além do “downsizing” dos novos motores, inclusive com aplicação de turbo nos veículos da linha leve, o que exige maior qualidade e eficiência dos equipamentos periféricos, a exemplo dos filtros.

 

NV – Como está o mercado de reposição hoje?

PO – O mercado de reposição no Brasil é um segmento muito interessante, pois temos a quarta maior frota circulante de veículos do mundo. Como todo segmento, tem sido afetado pela situação econômica do país, porém temos um potencial ainda a ser explorado na geração de demanda através da conscientização da necessidade de se fazer a manutenção preventiva, a implementação da inspeção veicular entre outras ações que possam alavancar o volume de negócios no aftermarket brasileiro.

 

NV – Muitos segmentos vêm sofrendo com redução nas margens. É possível recompor este ganho?

PO – Para a indústria de autopeças não tem sido diferente de outros segmentos nos aspectos das reduções de margens, porém é possível recompô-las, e para isso só existem dois caminhos: inovação em produtos e melhoria contínua de processos. Melhorar seus processos industriais e administrativos é fundamental para poder maximizar seus resultados. Nós da MANN+HUMMEL trabalhamos constantemente na busca por melhorias através de programas de Kaizen, CMC – Circulo de melhorias contínuas e o programa BISS – programa de incentivos aos funcionários para sugestão de novas ideias.

 

NV – Qual é o principal desafio das empresas que atuam no aftermarket?

PO – Acredito que o grande desafio será levar as informações técnicas das inovações para todos os elos da cadeia e também manter um portfólio de produtos que atenda a grande variação de modelos de veículos que temos atualmente e que ainda serão lançados. Outro aspecto importante a ser observado é a mudança de comportamento de nosso consumidor no que se refere a exigências por melhores produtos e serviços.

 

NV – Qual sua expectativa para o mercado nos próximos meses?

PO – Acredito que teremos um ano com dificuldades em função da instabilidade econômica, do alto índice de desemprego e o baixo índice de confiança do consumidor brasileiro na economia como tem demonstrado as pesquisas. Mas será possível alcançarmos nossos objetivos através de muito trabalho, melhorias contínuas e soluções criativas.

 

NV – O comércio eletrônico de autopeças é uma solução é viável para o mercado de reposição?

PO – O comércio eletrônico terá uma boa representatividade neste segmento, porém será necessário que os elos da cadeia entendam quais os anseios e desejos que motivam os consumidores a buscarem este meio de comércio e definam suas estratégias para atuarem neste segmento.

 

NV – Quais são as ferramentas e ações que a empresa desenvolve para se aproximar do varejo e contribuir com a evolução deste segmento?

PO – A MANN+HUMMEL tem realizado várias ações como, por exemplo, campanhas de vendas nos PDVs, treinamentos para aplicadores e vendedores de nossos produtos. Até 1° de dezembro de 2016 treinamos mais de 2.600 pessoas.

 

NV – Que sugestão você daria para o fortalecimento do varejo de autopeças?

PO – Que eles permaneçam atentos às mudanças que vêm ocorrendo no segmento e em especial em relação às necessidades, hábitos e exigências dos consumidores. Essas mudanças acontecem com uma velocidade rápida e podem impactar significativamente o seu negócio.


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