Mercado abraça Outubro Rosa -

Mercado abraça Outubro Rosa

Por Julia Pessoa ([email protected])

No mês de outubro abraçamos uma causa muito especial: a campanha internacional de conscientização que tem como principal objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este movimento teve início nos Estados Unidos, em 1990, onde diversos Estados faziam ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia durante o mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês de prevenção ao câncer de mama, tendo como símbolo um laço cor-de-rosa, portanto: Outubro Rosa! Atualmente a campanha é realizada em diversos lugares ao redor do mundo.

Para celebrar (e também alertar!), o Novo Varejo e muitas empresas do setor automotivo aderiram à campanha a favor da prevenção do câncer de mama, que tem uma incidência muito grande no público feminino, e que, se diagnosticado precocemente, pode ser tratado e curado. Hoje em dia, o segmento automotivo não é nem de longe exclusivamente masculino e as mulheres estão presentes em diversos cargos. Por isso, todo cuidado é essencial!

Entre as indústrias do segmento automotivo que abraçaram o Outubro Rosa com força total, destacamos a Continental, Fram, Fremax, KS, Magneti Marelli Cofap, Nakata, Schaeffler e SKF. Entrevistamos cada uma delas para saber de que forma aderiram à campanha. Confira:

Quais ações são promovidas na divulgação da campanha do Outubro Rosa?

CONTINENTAL: Todos os anos, a Continental realiza uma série de ações contemplando a campanha Outubro Rosa. Além de atividades que estimulam a conscientização sobre o câncer de mama, este ano, no dia 22 de outubro, vamos oferecer um exame de mamografia para as colaboradoras da planta de Guarulhos. A iniciativa é feita em parceria com o SESI.

FRAM: A Sogefi Group, detentora da marcar Fram no Brasil, realiza sim campanhas referente ao Outubro Rosa. No início do mês, recebemos um panfleto explicativo com dados sobre a incidência do câncer da mama e de como fazer ao autoexame. Também nos foi dado um laço rosa para o engajamento na campanha.

FREMAX: Aderimos a campanha do Outubro Rosa porque acreditamos que através dela é possível abordar com nossas colaboradoras um tema que é tão importante e que pode salvar vidas. As ações vão desde palestras, conversas com especialistas que trazem informações sobre o Câncer de Mama e demais temas relacionados,  atividades mais descontraídas como Aula de Zumba, Pilates, Curso de Auto Maquiagem, Brindes e nossa tradicional foto, que ocorre dentro do mês de outubro, onde todas as mulheres se vestem de rosa.

KS: Todos os anos são realizadas campanhas sobre o Outubro Rosa. Entre as ações realizadas, temos eventos externos, como apoio a caminhada na cidade de Nova Odessa, onde fica o site com todas as operações da empresa no Brasil. Realizamos também palestras internas de conscientização sobre prevenção do câncer de mama, inclusive com depoimentos de colaboradoras que já enfrentaram a doença; arrecadação de alimentos e roupas para entidades que dão apoio às mulheres em tratamento. E todos os anos fazemos uma foto oficial de apoio à campanha no último dia de outubro com os colaboradores, incluindo homens e mulheres, vestidos com camisa cor de rosa que é publicada em comunicação interna da empresa, além da distribuição dos laços rosa que é o símbolo do Outubro Rosa, para aumentar a consciência dos nossos colaboradores sobre o tema.

MAGNETI MARELLI COFAP: Em nosso calendário de ações promocionais sempre contemplamos algumas datas importantes. Com o Outubro Rosa não poderia ser diferente. Além de ações internas de conscientização de empregados e familiares, procuramos levar os temas para nossos clientes e distribuidores. Nesse sentido, fazemos ações de parceria, como cafés da manhã e outros encontros, além de campanhas com distribuição de brindes e prêmios.

NAKATA: Apoiamos a Campanha Outubro Rosa promovendo a conscientização sobre a importância desta causa através de ações de comunicação passando por nossos funcionários chegando até nosso cliente final. Para este ano enviamos e-mails e divulgamos em nossas mídias sociais.

SCHAEFFLER: Anualmente são feitas campanhas de conscientização sobre a importância do autoexame e os exames médicos periódicos. Como parte da campanha nesse mês de outubro estamos fazendo agendamento de exames para as mulheres. Divulgamos também na nossa intranet e nos murais da empresa um cartaz especial.

SKF: A SKF participa da campanha “Outubro Rosa”. No mês de outubro, realizamos ações relacionadas ao tema como, por exemplo, distribuição de laços rosas para destacar a relevância da campanha, mensagens veiculadas na TV interna, palestras de conscientização para as mulheres e contamos com a participação da unidade móvel de mamografia do SESI que realiza exames nas sedes da SKF. Nesta ação, as colaboradoras fazem exames durante o horário de trabalho e os diagnósticos são analisados pelos médicos da empresa. Essa ação é realizada há três anos, o que permite que nossas colaboradoras mantenham um acompanhamento regular. Em 2018, realizaremos uma corrida que promoverá as campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

Outras ações para as mulheres são desenvolvidas pela empresa?

CONTINENTAL: No Dia da Mulher, a Continental realiza uma divulgação interna de depoimentos de mulheres sobre perspectivas para o futuro, experiências e superação de desafios. No Dia das Mães, realizamos uma campanha de incentivo ao amor de mãe, pedindo para os colaboradores explicarem o significado deste sentimento e divulgamos as respostas em banners espalhados em todas as plantas do Brasil. A Continental também está promovendo um treinamento sobre Assédio Sexual em todas as fábricas do Brasil, com foco nos profissionais de Liderança, Estagiários e Aprendizes. Mais de 400 pessoas já foram treinadas. Além disso, criamos um processo de Mentoring e Cross Talks como medidas de desenvolvimento para as Female Talents da empresa. Outra ação é o Projeto de Flexibilidade, que incentiva o home office, práticas de lazer e períodos sabáticos.

FRAM: Outras ações são realizadas sim, como no Dia das Mães e da Mulher, foram palestras especificas realizadas.

FREMAX: Outras ações voltadas para as mulheres é o Auxilio Creche para filhos até dois anos de idade e Licença Maternidade de 06 Meses.

KS: Também realizamos surpresas diferentes no Dia das Mulheres e Dia das Mães. Cada ano fazemos um evento diferente, como café da manhã, curso de maquiagem, distribuição de presentes, concurso da melhor frase para concorrer a jantar e um dia no salão de beleza. Este ano, no Dia das Mães, por exemplo, as colaboradoras receberam de presente uma semijoia com entrega especial acompanhada de apresentação de músicos tocando violino e saxofone. Foi muito emocionante!

MAGNETI MARELLI COFAP: Notamos que a cada dia o ambiente do nosso mercado é mais democratizado e diverso, então não podemos ignorar a importância das mulheres no setor. Assim, além das iniciativas em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia Internacional das Mulheres, também voltamos nossas ações para a capacitação dessas profissionais. Os treinamentos oferecidos pela Magneti Marelli Cofap são destinados a mecânicas, profissionais revendedoras, distribuidoras de autopeças e consumidoras finais com o objetivo de dar orientação para a manutenção preventiva do veículo e mecânica básica de veículos. Geralmente, as capacitações acontecem nos estabelecimentos dos próprios distribuidores, revendedores ou aplicadores, além de escolas, e não há custo algum para as participantes. Segundo avaliações feitas ao final de cada curso, o índice de aprovação é de 98%.

NAKATA: Estudos mostram que as mulheres não só estão conduzindo mais, como também são o novo motor de vendas da indústria automotiva, influenciando 80% das compras de carros novos (Jumstart Automotive). Consequentemente, a mulher também é responsável por manter a manutenção em ordem para dirigir com segurança. A partir desta premissa, criamos um canal de informação  para que a mulher  saiba economizar ao fazer a revisão de forma preventiva e manter o veículo em boas condições de uso. O blog da Nakata oferece um conteúdo que pode ajudar nesta tarefa no dia a dia das mulheres: www.blog.nakata.com.br.

Além do blog, a Nakata também possui conteúdo no Youtube com a série de vídeos “Meu carro bem cuidado”, com dicas de manutenção: www.youtube.com.br/componentesnakata

SCHAEFFLER: Durante o ano temos temas voltados a saúde que beneficia a saúde da mulher como ginástica laboral, fisioterapia no departamento de EHS, médicos do trabalho e clinico geral na empresa para atendimentos e encaminhamentos de exames. Nutricionista uma vez ao mês na empresa, restaurante da empresa oferece opção de menu light, na SIPAT tem temas de saúde e entre outros.

SKF: Sim, são realizadas ações comemorativas, exclusivamente para mulheres, durante o mês de março por conta do Dia Internacional da Mulher e em maio em homenagem ao Dia das Mães. Durante todo o ano, são desenvolvidas atividades de saúde e bem-estar para todos os funcionários, como a ginástica laboral e sessões de meditação Mindfulness.

Para finalizar, conheça algumas das principais ONGs que atuam na questão do câncer de mama no Brasil:

Fundação do Câncer: “A Fundação do Câncer é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1991, que capta recursos e investe em prevenção, diagnóstico precoce, assistência, programas e projetos relacionados a transplante de medula óssea e sangue de cordão umbilical, cuidados paliativos e pesquisa. Apoia o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e todas as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer e presta consultoria para estados e municípios do país para melhoria de processos no tratamento de câncer (Plano de Atenção Oncológica)”.

AméricasAmigas: “Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma Organização Não Governamental (ONG) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos. Tem como missão reduzir as taxas de mortalidade por câncer de mama entre as brasileiras, principalmente as da população de baixa renda, por meio da detecção e diagnóstico precoce da doença”.

Associação Rosa Mulher: “Beatriz venceu um câncer de mama em 2001, em seguida iniciou uma luta em prol de transportes gratuitos para o tratamento de pacientes vítimas da doença e conheceu o Grupo Viva Melhor tornando-se voluntária. Desde então nasceu o sonho de fazer um grupo de apoio à mulher que luta contra o câncer de mama na região de São Mateus, bairro onde mora. Esse sonho acabou sendo reforçado após perder sua mãe para um câncer de ovário em 2007. Levou a ideia para outras mulheres guerreiras e em 08 de março de 2012 fundaram a Associação Rosa Mulher – Grupo de Apoio e Autoajuda às Mulheres na Luta contra o Câncer de Mama”.

FEMAMA: “A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todas as pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a criação de políticas públicas de atenção à saúde da mama”.


Related Posts