Mercado automotivo também abraça Novembro Azul -

Mercado automotivo também abraça Novembro Azul

Por Julia Pessoa ([email protected])

Assim como no mês de outubro celebramos e conscientizamos nossos leitores a respeito do Outubro Rosa (veja as matérias aqui e aqui), em novembro há outra causa tão importante quanto: a campanha de conscientização dirigida à sociedade (e em especial aos homens) a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, com a finalidade de combater o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, realizar o exame de toque, e assim, alcançou uma ampla divulgação.

O câncer de próstata é o tumor mais recorrente em homens com mais de 50 anos. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e guarda parte do fluido seminal. Os fatores de risco que podem resultar no câncer de próstata são: idade mais avançada (mais de 50 anos), histórico familiar, excesso de peso, sedentarismo e má alimentação. E os principais sintomas são estes: vontade constante de urinar, dores ao urinar, presença de sangue na urina e/ou no sêmen e dores ósseas. As chances de cura são de quase 90% quando a doença é diagnosticada precocemente. Os homens a partir dos 45 anos (com fatores de risco) ou com 50 anos (sem fatores de risco) devem ir ao urologista anualmente para fazer os exames. Além disso, optar por uma alimentação equilibrada e realizar exercícios regulares são ótimas recomendações que auxiliam na prevenção da doença.

Novamente o Novo Varejo convidou as empresas do mercado de reposição a contarem o que cada uma delas pratica durante a campanha do Novembro Azul. A Fram, Fremax, Furacão, Gates Corporation, Nakata, Rede Ancora, Schaeffler, Tecfil, TMD Cobreq, Valeo e ZF não ficaram de fora! Confira:

Quais ações são promovidas na divulgação da campanha do Novembro Azul?

FRAM: A Fram, como parte do seu comprometimento e foco no bem estar dos seus funcionários, apoia a campanha do Novembro Azul e promove palestras de conscientização bem como panfletos explicativos.

FREMAX: A Fremax adere e faz ações no mês de novembro para lembrar a importância de cuidar da saúde masculina. Procuramos todo ano fazer algo diferente, sempre uma abordagem para todos os empregados com um profissional especializado na área de saúde e uma lembrança para fechar. Oferecemos almoço e jantar especial e também decoração temática do Novembro Azul. Como lembrança, já distribuímos lixocar, cortador de unha, abridor de garrafa, bombons de chocolate e, além disso, marcamos o próximo exame para os empregados homens acima dos 40 anos que gostariam de realizar.

FURACÃO: A Furação Distribuidora de Peças Automotivas é uma empresa comprometida com todos os aspectos relacionados ao bem estar e qualidade dos seus colaboradores. Em função disto tem atuado de forma muito ativa no processo de conscientização dos colaboradores em todas as causas importantes e relevantes para a sociedade. Em 2018, como parte deste processo, esta trabalhando na campanha do Novembro Azul com uma programação voltada para a conscientização sobre o câncer de próstata com atividades que envolvem:

  1. Palestras sobre “Câncer de Próstata” com especialista do setor para esclarecer e fazer os alertas necessários para a prevenção e tratamento desta enfermidade;
  2. O desenvolvimento de botons personalizados (Novembro Azul) para que as pessoas possam “vestir esta causa” e ampliar o nível de conhecimento e participação e;
  3. A entrega de um brinde especial aos colaboradores sempre no final das palestras para reforçar a importância do tema e da participação de todos.

GATES CORPORATION: Constantemente a Gates envia boletins informativos sobre saúde e bem estar aos seus funcionários. Isto não é uma prática somente nestes meses. Dicas de boa alimentação, qualidade de vida, são assuntos abordados com muita frequência.

Especificamente para o Outubro Rosa e Novembro Azul, a Gates prepara sempre uma agenda especial para seus colaboradores. Além do compromisso e atenção em informar sobre os assuntos relacionados ao câncer de mama e próstata, a Gates faz nestes meses de campanhas ações presenciais para que as pessoas estejam sempre atentas e conscientes sobre estes temas.

Este ano a agenda nas fábricas em Jacareí e escritório de São Paulo contemplaram palestras com a Dra. Rita de C. A. Faria Madeira – Médica do Trabalho e colaboradora da Gates. As mulheres puderam esclarecer as dúvidas e desmistificar diversos pontos sobre o câncer de mama em uma palestra direcionada somente a elas, apresentando dados estatísticos da doença, informações sobre os tratamentos disponíveis e índices de cura.

Para os homens, a Dra. Rita fez uma palestra focada na prevenção do câncer de próstata e a importância da realização constante de exames preventivos. Neste dia, foi oferecido um café da manhã especial, consultoria Mary Kay, consultoria da Espaço Lazer, Quick Massagem para que os funcionários também desfrutassem de um momento relaxante e de cuidados com a saúde e bem estar.

NAKATA: A Nakata promoveu ação de conscientização sobre a importância de prevenção do câncer de próstata em apoio ao Novembro Azul. Foi realizada palestra sobre câncer de próstata, com o médico urologista, Dr. Cláudio Hideki Toi, iniciativa do RH e CIPA, para os colaboradores que puderam conhecer mais sobre o assunto e também tirar dúvidas e orientações com o especialista. Atualmente, do total do quadro de colaboradores, 81% são homens e a iniciativa de levar informação para esse público sobre prevenção desta doença é muito importante, além de ser uma prestação de serviço e saúde. Foi enviada comunicação interna para a equipe, por e-mail, com dicas sobre sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento. Para lembrar a importância da data e que a marca apoia o Novembro Azul, foi divulgado nas redes sociais – Facebook e Instragram – um post para comunicar o mercado e o consumidor final.

REDE ANCORA: Atualmente estamos promovendo ações de conscientização sobre a Campanha Novembro Azul. Nossa primeira ação se baseou em distribuir a cada colaborador uma fita azul com um informativo explicando o porquê da existência da campanha e distribuímos também bexigas azuis no escritório e toaletes. Também distribuímos informativos semanais, que são colocados em nossos murais, toaletes e corredores, para que os colaboradores possam ter acesso às informações sobre o câncer de próstata e sua prevenção, sendo que a cada semana criamos um informativo novo. Nas nossas redes sociais, a cada semana fazemos uma publicação e também enviamos ao nosso público-alvo infirmativos a respeito da campanha.

No dia 23 de novembro os colaboradores da Rede ANCORA foram convidados a vestirem uma peça de roupa azul para que houvesse reflexão sobre a temática e para que a importância da campanha fosse ressaltada.

SCHAEFFLER: Anualmente na Schaeffler são feitas campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção para a saúde do homem e a realização dos exames médicos periódicos. Como parte da campanha deste ano, neste mês de novembro a empresa realizou encaminhamentos e pedidos de exames para os homens. Divulgou também na intranet e nos murais da empresa um cartaz especial com orientações e dicas de conscientização.

TECFIL: A Tecfil realiza todos os anos diversas campanhas em apoio ao Novembro Azul, pois acredita que através delas é possível salvar vidas e conscientizar sobre a importância do exame. Tem como apoio ações nas redes sociais, informativos no mural de notícias e nos displays de mesa no refeitório, e-mails internos para todos os colaboradores e mudança para a cor azul na fachada central na unidade I durante todo o mês de novembro para aumentar a consciência dos colaboradores sobre o tema.

TMD COBREQ: A TMD Cobreq realiza ações neste Novembro Azul envolvendo cerca de 520 colaboradores na fábrica de Salto/SP. Serão realizadas palestras de conscientização com a ONG+Vida, além de uma campanha de arrecadação de leite longa vida para os assistidos desta ONG.

A TMD Cobreq também está realizando exames preventivos em todos os colaboradores acima de 45 anos, além de campanhas internas nos canais de comunicação alertando os colaboradores sobre prevenção.

VALEO: Durante o mês de novembro, a Valeo publicou informativos sobre a campanha, desde dicas de prevenção até mitos e verdades sobre a detecção da doença, assim como os materiais de comunicação interna também fizeram referência à campanha. Nos murais da Valeo também existem comunicados e lembretes sobre a importância da campanha e conscientização.

No último dia do mês, a decoração do refeitório na cor azul, um almoço especial e a tradicional foto com todos os colaboradores vestindo azul reforçarão a campanha.

ZF: Em homenagem ao Novembro Azul e como forma de apoiar a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, a ZF realizou no último dia 07/11, um encontro especial com seu funcionários, durante o almoço temático,  realizado no restaurante na planta de Sorocaba. Na saída, todos os colaboradores receberam um broche com o símbolo da causa.


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