Mercado de carro voador se prepara para regulamentação enquanto encomendas crescem -

Mercado de carro voador se prepara para regulamentação enquanto encomendas crescem

Anac está recebendo sugestões de representantes do setor para trabalhar na regulamentação do país

Com modelos já encomendados por empresas de diversos segmentos, o mercado de eVtols (aeronaves de decolagem e pouso na vertical) — popularmente conhecidas como carros voadores — vê avançar o debate regulatório que vai definir requisitos para a operação desses veículos nos próximos anos.

No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está recebendo sugestões de representantes do setor para certificar o modelo de eVtol da Eve, empresa controlada pela Embraer. A consulta termina no dia 15 de março.

A certificação tenta aproveitar requisitos já estabelecidos no regulamento da autarquia, mas se depara com questões novas, como a gestão de bateria e o controle de voo, segundo Roberto Honorato, superintendente de aeronavegabilidade da Anac.

“A motorização elétrica não é habitual na aviação. Poucos fabricantes disponibilizam para o mercado equipamento com propulsão a bateria. É uma novidade, o motor elétrico tem uma característica [própria] de funcionamento, de parâmetro”, afirma Honorato.

A montagem do primeiro protótipo em escala real já foi iniciada, e a empresa diz que dará sequência a uma campanha de testes. No ano passado, a Eve anunciou sua fábrica, em Taubaté — a planta ainda não tem previsão para começar a operar.

Totalmente elétrico e com um alcance de 100 quilômetros, o eVtol brasileiro é do tipo lift & cruise, ou seja, possui asas e rotores (hélices) separados para propulsão vertical e horizontal.

No entanto, para que seus eVtols comecem a operar comercialmente no Brasil, a Eve precisará do certificado que está sendo debatido pela Anac. Após a definição da base de certificação pela agência, a fabricante deverá demonstrar que cumpre os requisitos estabelecidos para, então, receber o aval da autarquia.

De acordo com Honorato, embora o processo beneficie somente o modelo da Eve, o documento poderá servir como base para regras de certificação de carros voadores de outras empresas.

Além do trâmite na Anac, a Eve também pediu à Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) uma validação simultânea do seu eVtol para que o veículo possa ser operado no país.

O recurso também foi usado pela alemã Lilium, que pediu à Anac a validação de seu veículo voador.


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