Mercado de carros elétricos cresce no Brasil -

Mercado de carros elétricos cresce no Brasil

Primeiro semestre de 2023 registrou mais de 20 mil emplacamentos; Setor vive aumento impulsionado por novas fábricas nacionais

O mundo automobilístico está passando por grandes mudanças e, com o avanço da tecnologia, inovações chegam ao mercado e contribuem para a ampliação do setor de automóveis elétricos, algo que terá impacto positivo principalmente na sustentabilidade. Só no ano passado, foram mais de 30 mil automóveis dessa categoria vendidos, o que representa um crescimento de 41%. A maior fabricante é a China, que produziu em média 711 mil veículos elétricos só em 2022, tendo um aumento de 52%.

Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para eletromobilidade, afirma: “Estamos vendo um crescimento cada vez maior do segmento no Brasil e um dos pontos primordiais para esse significativo aumento está atrelado a novos investimentos. Além disso, a chegada de mais concorrentes no mercado nacional, como a BYD, tem gerado um efeito dominó nos preços, que ficam mais acessíveis aos consumidores”.

Cada vez mais como uma grande potência elétrica, a China não produz apenas veículos elétricos, como também pontos de recargas, baterias e, recentemente, anunciou a criação da fábrica em Camaçari, região metropolitana de Salvador (BA). O Brasil possui uma instalação de aproximadamente 3 mil eletropostos públicos ou semipúblicos, e especialistas apontam que, com o aumento de veículos deste tipo no país, o número de postos de recargas também irá aumentar.

“Com uma demanda maior de proprietários de carros elétricos, temos alguns paradigmas que precisam ser enfrentados, como é o caso da necessidade de ampliação dos eletropostos públicos e semipúblicos e a facilitação para consumidores encontrarem pontos de recarga”, defende David.

Até o ano de 2030, a estimativa é que o Brasil tenha mais de 80 mil eletropostos instalados, com uma variedade estimada em mil empresas diversas. “A variedade de empresas permite ao consumidor escolher o melhor custo benefício, além das diversas opções de marcas”, defende o executivo da Elev. Dentre as soluções encontradas para os proprietários estão aplicativos, como o da Elev, em que é possível localizar o posto de recarga mais próximo, independente da marca.


Notícias Relacionadas
Read More

Restrição de venda em marketplaces

Advogado João Paulo Filippin analisa proibições de venda em marketplaces que, segundo ele, têm suscitado questões sobre o poder de mercado das plataformas mais fortes