Mercado de veículos leves eletrificados cresce no Brasil -

Mercado de veículos leves eletrificados cresce no Brasil

Embora o Brasil não tenha ainda uma estratégia definida para a eletrificação veicular, o mercado mostra tendência de crescimento motivado por algumas montadoras

Em 2022, segundo  projeções da Carcon Automotive, essa participação deve ser de 2,16%, comparados com  1,69% em 2021, ou seja, um aumento de participação de 27,8%. Comparando-se com  2019 esse aumento é cerca de quatro vezes. 

O gráfico abaixo mostra essa evolução. Embora o Brasil não tenha ainda uma estratégia  definida para a eletrificação veicular, o mercado mostra uma tendência de crescimento motivado principalmente por iniciativas de algumas montadoras.

Quando olhamos o que ocorre nos principais mercados do mundo, no entanto, verificamos que estamos bastante defasados em relação à evolução tecnológica global.

No gráfico seguinte vemos a participação dos veículos leves eletrificados em diversos países, todos eles com algum tipo de estratégia para a mobilidade elétrica. Como exemplo, a média global (aqui incluídos todos os mercados) em 2022 será em torno de 23%, segundo dados de nossa parceira LMC Automotive. Ou seja, estamos mais de dez vezes abaixo da média global.

As estratégias de mobilidade elétrica variam conforme o país e incluem desde incentivos financeiros aos compradores, redução de impostos, objetivos de redução de emissões, entre outros. Muitos países já introduziram datas limites para a emissão zero. Com isso várias montadoras já têm datas definidas para o fim dos veículos puramente a combustão.

Em torno de 2028 o preço de veículos a bateria e os convencionais deverão estar pareados, o que deve acelerar a curva de introdução, eliminando-se a necessidade de incentivos financeiros para os compradores.

Com esse cenário, as montadoras estão alocando os investimentos no desenvolvimento de novos produtos eletrificados, praticamente abandonando novos projetos convencionais. O que traz um risco ao Brasil, se demorarmos muito para colocar uma estratégia no papel (e na prática). Um risco que pode significar a saída de mais montadoras do país, principalmente aquelas que já decidiram por investir somente em veículos puros elétricos. A ideia de incentivar o veículo híbrido a etanol parece uma solução interessante, mas é preciso que ela se torne uma estratégia real, o que ainda não aconteceu.

O gráfico abaixo, a título de exemplo, mostra a distribuição dos veículos eletrificados por tecnologia. No Brasil, a principal contribuição é a dos híbridos, que cresceu bastante após o lançamento do Corolla e Corolla Cross nas versões híbridas.

A nossa parceira global, LMC Automotive, a partir do último trimestre de 2021 passou a incluir o Brasil e a Argentina em suas previsões oficiais de longo prazo de tecnologias de propulsão.

A Carcon Automotive acompanha de perto a evolução desse mercado no Brasil e em todas as regiões do globo juntamente com sua parceira global a LMC Automotive. Mais detalhes sobre esse assunto podem ser obtidos mediante consulta, incluindo-se detalhes sobre modelos e desempenho por montadora.


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