Entre os dias 17 e 20 de setembro, o Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, receberá a edição 2025 da Autonor, evento que se consolida como o principal ponto de encontro do Aftermarket Automotivo nas regiões Norte e Nordeste do país.
Com foco nas particularidades e demandas desses dois importantes mercados regionais, a feira deve proporcionar às marcas nacionais e locais a oportunidade de apresentarem novos enquadramentos de seus portfólios, além de estratégias personalizadas para conexão com distribuidores, lojistas e reparadores. Tal característica deve, aliás, marcar o principal diferencial da Autonor em relação à Automec, realizada em São Paulo no primeiro semestre, cujo posicionamento é mais generalista e nacional.
Segundo a diretora da Autonor Empreendimentos, Bruna Miranda, esse olhar regionalizado faz parte de um momento em que as marcas têm cada vez mais destacado o Norte e Nordeste como estratégicos para crescimento no aftermarket brasileiro, sinalizando o protagonismo crescente dessas regiões no cenário nacional.
A declaração, concedida com exclusividade à nossa reportagem, faz parte de uma entrevista de profundidade na qual a executiva detalha as expectativas para a edição 2025, os diferenciais do evento e os desafios que o setor de reposição enfrenta no atual momento do mercado. Confira a seguir e saiba o que esperar da Autonor 2025!
Novo Varejo – Quantos visitantes vocês esperam para a edição de 2025? Teremos um crescimento no comparativo com a última edição? Em termos de perfil dos visitantes, quais elos da cadeia e níveis hierárquicos de profissionais vocês esperam que tenham maior representatividade na edição de 2025?
Bruna Miranda – Na última edição, a Autonor teve mais de 55 mil visitantes e gerou cerca de R$ 80 milhões em negócios. Para 2025, a Autonor vem com força: grandes marcas confirmaram presença e a expectativa é de que o volume de negócios e número de visitantes cresçam em relação a última edição.
O perfil dos visitantes, em 2023, teve a maioria composta por:
- 55% profissionais de oficinas e reparação automotiva;
- 20% eram do varejo (casas de peças);
- 12% distribuidores;
- 13% outros públicos (consumidores finais e geral)
Novo Varejo – Na sua visão, quais devem ser as principais semelhanças e diferenças da Autonor em relação à Automec realizada no último mês de abril?
Bruna Miranda – No campo das semelhanças, destacaria que ambas são feiras do segmento automotivo com foco em tecnologia, produtos e negócios. Além disso, a Autonor também promove cursos, networking e capacitação, assim como a Automec geralmente faz. Já quando falamos das diferenças, elas começam pelo fato da Autonor ter forte regionalização, com foco em Internacionalização no Norte e Nordeste. Isso faz com que a nossa feira privilegie os profissionais de oficinas, distribuidores e varejistas locais, com forte presença de caravanas, bem como exiba um portfólio que muitas vezes destaca soluções adaptadas ao mercado local, como demonstrado pela participação da Eaton, que trará produtos e programas específicos para o Norte e Nordeste.
Novo Varejo – Falando agora de atrações, o que os visitantes podem esperar da Autonor 2025?
Bruna Miranda – Teremos a presença de grandes marcas com lançamentos de componentes técnicos e soluções automotivas, como a NTN (rolamentos, sensores, kits técnicos). Outro ponto importante é que a Eaton apresentará novidades para veículos comerciais, como embreagens específicas, atuadores, válvulas solenoides e produto remanufaturados ECOBox®, além de oferecer capacitação via “Jornada Eaton”. Também poderia chamar a atenção para inovações tecnológicas como veículos elétricos, sistemas de segurança, conectividade avançada, inteligência artificial e realidade aumentada, que estão entre os principais destaques prometidos.
Novo Varejo – Quantos expositores vocês esperam nesta edição?
Bruna Miranda – Na última edição, a Autonor já contava com mais de 750 marcas expositoras. Para 2025, com essa confirmação antecipada de grandes marcas, a expectativa é de um número igual ou maior de expositores, mantendo uma mistura de empresas regionais e nacionais, com forte presença local e nacional.
Novo Varejo – Como você tem visto o Aftermarket Automotivo nas regiões Norte e Nordeste? São regiões que têm aumentado seu protagonismo no cenário nacional nos últimos anos?
Bruna Miranda – Várias marcas destacam o Norte e Nordeste como estratégicos para crescimento no aftermarket brasileiro, o que sinaliza protagonismo crescente dessas regiões no cenário nacional. Em paralelo, os relatos de caravanas expressivas vindas de vários estados e o foco contínuo da feira nessas regiões refletem um aftermarket ativo e em expansão.
Novo Varejo – Volume de negócios na última edição e expectativa para 2025.
Bruna Miranda – Na última edição, foram gerados aproximadamente R$ 80 milhões em negócios. Nossa expectativa para 2025 é que esse volume aumente, impulsionado pela presença de grandes expositores, inovações tecnológicas e renovado interesse do mercado.
Novo Varejo – Há outras novidades que você gostaria de compartilhar com nossos leitores?
Bruna Miranda – A Autonor 2025 promete reforçar ainda mais o papel do evento como plataforma regional de negócios, tecnologia e capacitação, evidenciada desde o lançamento oficial até os resultados esperados na feira em si. Estamos entusiasmados em anunciar que, neste ano, teremos um evento especial de boas-vindas para aproximadamente 150 convidados. Graças ao apoio de quatro patrocinadores, organizaremos um coquetel exclusivo no Catamarã, proporcionando uma noite inesquecível de networking e confraternização. Os participantes desfrutarão de um passeio de catamarã pelas águas da região, criando o ambiente perfeito para conexões significativas e celebrações. Além disso, no dia 17, teremos a honra de realizar a cerimônia de abertura com uma palestra inspiradora de Yago Leite, com o tema: “O amanhã chegou! Como sobreviver ao novo do segmento automotivo!”. Yago, além de influenciador, é proprietário da Peca.com, desde 2013 mergulhado no setor de autopeças e serviços, visando sempre aprimorar a experiência dos clientes nesta área.










