Mercado Livre é benchmark valioso no comércio eletrônico -

Mercado Livre é benchmark valioso no comércio eletrônico

Mercado Livre nasceu como um Marketplace prioritariamente voltado ao relacionamento C2C. Isto é, de consumidor para consumidor – com boa predominância de produtos usados, ocupando lugar que hoje é protagonizado por empresas como a OLX.

Lucas Torres [email protected]

Presente no Fórum de Varejo e Marketing do LIDE, o vice-presidente do Mercado Livre (ML) no Brasil, Fernando Yunes, relatou a trajetória da empresa até que ela tivesse a maturidade necessária para colher os resultados robustos que obteve com o boom do digital provocado pela pandemia. O executivo lembrou que o Mercado Livre nasceu como um Marketplace prioritariamente voltado ao relacionamento C2C. Isto é, de consumidor para consumidor – com boa predominância de produtos usados, ocupando lugar que hoje é protagonizado por empresas como a OLX.

Segundo ele, nesta época, o ML percebeu um gargalo importante na confiabilidade das transações: os consumidores tinham muitas dúvidas sobre a entrega do produto após a compra e um latente temor de ‘calote’ por parte do vendedor. “Ao perceber isso, criamos nossa primeira solução – ou ponto de conexão com o núcleo duro – que foi o Mercado Pago. Essa solução passou a atuar como um intermediário da relação, recebendo o dinheiro do consumidor, represando-o e repassando para o vendedor apenas após a entrega do produto”, explicou Yunes.

Na opinião do VP do Mercado Livre no Brasil, essa primeira experiência preparou a empresa para novos avanços em áreas de auxílio ao marketplace em si – o que foi fundamental, já que a configuração do negócio se alterou drasticamente com as empresas se tornando os vendedores predominantes (94%) na plataforma. “Hoje o B2C predomina no Mercado Livre e, a partir da criação do Mercado Pago, proporcionamos soluções para oferecer uma experiência completa para vendedores e compradores. Soluções que vão da facilitação da aquisição de crédito por parte dos primeiros à maior confiabilidade e velocidade logística oferecida aos segundos”, analisou Yunes, finalizando sua apresentação compartilhando outros números da empresa durante a pandemia: “Toda essa preparação em prol da criação de um ecossistema que vai além do marketplace, de um canal de vendas simples nos tornou aptos a receber e reter 13 milhões de novos compradores no e-commerce durante a pandemia, além de 1 milhão de novas empresas que passaram a vender no Mercado Livre em algum momento dos últimos 18 meses


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