Lucas Torres jornalismo@novomeio.com.br
O Aftermarket Automotivo iniciou 2021 ainda fortemente impactado pelos desdobramentos da crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus. Naquele momento, a expectativa era grande, pois as vacinas já estavam prontas e havia esperança de que no decorrer do processo de imunização o número de casos e vítimas da covid-19 seria drasticamente reduzido no país. O tempo confirmou a expectativa. O número de mortes diárias – que no pico da doença se aproximou de 3 mil – hoje, em média, gira em torno de 200. E, segundo diferentes estudos realizados globalmente, inclusive no Brasil, 80% dos casos se referem a pessoas que não se vacinaram. Ainda que sempre possa haver a hipótese de surgimento de novas variantes – como a recente Ômicron, que tem resultado em novo agravamento no número de casos notificados – para efeito de manutenção automotiva é possível dizer que, ao menos neste momento, pandemia perdeu força na pauta do aftermarket. É o que mostra a edição 2021/22 da ação editorial Parceiro Secreto. Se no ano passado, a crise sanitária e suas consequências respondiam por quase 40% das perguntas encaminhadas ao Novo Varejo pelas lideranças do mercado de reposição, agora o interesse pelo tema caiu pela metade e se fez presente em apenas 20% dos questionamentos – assumindo nesta conta que desabastecimento e inflação sejam consequências da pandemia.
Com isso, a pauta do mercado para 2022 voltou a se acomodar nos assuntos que prevaleciam antes da pandemia, a saber: digitalização e estratégias de negócios. Aliás, na reportagem publicada em janeiro de 2021 já fazíamos esta previsão: “Não devemos, em função desse índice expressivo, relativizar a pauta do setor. Afinal, a crise sanitária vai passar e – assim esperamos – daqui a 12 meses, quando estivermos publicando nas entrelinhas que o grande tema do interesse deste aftermarket é a digitalização do mercado, questão que vem crescendo significativamente nos enunciados das perguntas que encaminhamos aos participantes desta ação”. Foi basicamente o que aconteceu. As perguntas específicas sobre pandemia caíram de 26,5% para 8%. Já o tema digitalização e tecnologia voltou a subir na pauta dos Parceiros Secretos, de 24,5% para 33%, e estratégias de negócios – assunto que sempre teve índices expressivos de participação – subiu de 22,5% para 26%. O quadro a seguir apresenta a distribuição dos assuntos tratados nesta reportagem e um comparativo com edições anteriores do Parceiro Secreto. Você vai notar também que o número de assuntos trazidos pelos participantes vem caindo, o que mostra que o mercado está focado em temas específicos, sendo que a digitalização é o que mais aflige – basta ver o quanto a questão vem dominando debates e eventos desde a última Automec, em 2019.
É, sem dúvida, uma transformação disruptiva que muito ainda irá impactar nos negócios do Aftermarket Automotivo. É sempre importante destacar que diversas perguntas poderiam ser enquadradas em mais de um tema. Para a construção da estatística, no entanto, buscamos interpretar a essência de cada questionamento. Mas, por se tratar muitas vezes de uma avaliação subjetiva, outras interpretações são possíveis. Não se trata, portanto, de um levantamento científico, mas meramente ilustrativo. Acompanhe no link as perguntas e respostas trazidas pelos formadores de opinião a mais este Parceiro Secreto, uma iniciativa editorial criada em 2002 pelo Novo Varejo.