META e LUPA: aftermarket automotivo ganha duaspesquisas inéditas -

META e LUPA: aftermarket automotivo ganha duas
pesquisas inéditas

Nova iniciativa do AfterLab trará mensalmente informações exclusivas sobre a presença de lubrificantes e peças genuínas no mercado de reposição
vendedor de autopeças
Crédito: Shutterstock

POR: Redação NovoMeio jornalismo@novomeio.com.br

Dois novos segmentos. Dois novos serviços. O After.Lab – a empresa de pesquisas e inteligência de negócios do aftermarket automotivo brasileiro – inova mais uma vez e apresenta ao mercado dois estudos inéditos, agora medindo a presença das autopeças de reposição fornecidas pelas montadoras e a participação dos lubrificantes para diferentes sistemas veiculares nas lojas e oficinas mecânicas de todo o Brasil. São eles:

META – Montadoras em Estatísticas e Tendências no Aftermarket

LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo

As novas pesquisas vêm sendo realizadas desde janeiro de 2023 e os primeiros resultados foram consolidados em julho, relativos ao primeiro semestre do ano. Na próxima edição, o NovoVarejo inicia a divulgação mensal dos diferentes índices apurados pelos profissionais do After.Lab, que oferecerão ao mercado um completo panorama do desempenho dos lubrificantes e das peças genuínas no varejo e nas oficinas.

MONTADORAS

A expansão da presença de marcas de peças genuínas das montadoras na reposição independente foi o ponto de partida para a criação de um índice de medição da movimentação de negócios vindos do fornecimento desses produtos no aftermarket automotivo.

Assim nasceu o META, um novo serviço do After.Lab, que tem o fiel propósito de orientar os competidores de todo o trade independente. A reposição dos componentes genuínos das montadoras muitas vezes oscila conforme política individual de cada marca, mas nos últimos anos esse mercado tem recebido especial atenção das marcas. É muito comum se deparar com dedicadas campanhas de relacionamento dessas empresas, interessadas nos públicos do mercado independente, sobretudo os mecânicos, importantes formado res de opinião sobre a manutenção dos veículos e influenciadores de compras. No entanto, o varejo não fica de fora e também se vale de promoções para oferecer em suas prateleiras os produtos genuínos. Mas quais são as marcas mais presentes no aftermarket independente? Com que frequência varejistas e reparadores recorrem a elas? Qual é a participação destes itens nas vendas de lojas e oficinas?. Para responder a estas e outras questões, desde janeiro estão sendo entrevistados diariamente varejistas de autopeças e aplicadores/mecânicos de todo o território nacional. Os resultados são compilados uma vez por mês e o relatório final com a consolidação das apurações é emitido ao final de cada semestre. Os destaques deste relatório serão divulgados todos os meses pelas edições digital e impressa do NovoVarejo Automotivo.

LUBRIFICANTES

 A realização da pesquisa LUPA segue os mesmos processos da META. Entrevistas diárias com varejistas e reparadores de todo o Brasil, compilação de dados mensal e relatório de consolidação semestral, com divulgação de resultados ao longo do semestre pelo NovoVarejo. Os profissionais do After.Lab apuram neste estudo a presença dos óleos de motor, transmissão, direção, diferencial, além do fluido de freio, nas lojas e oficinas mecânicas. É notável a fragmentação desse extenso mercado, que reúne, vale observar, mais de 20% de share em empresas com menos de 1% de participação, e confere os 80% restantes a oito marcas, todas gigantes mundiais, desenhando um competitivo mercado, disputado com grande força de comunicação e marketing por essas empresas. Com a chegada da pesquisa LUPA, pela primeira vez o desempenho dessas marcas junto aos públicos profissionais do Aftermarket Automotivo será medido de forma independente, em mais um serviço inédito do After.Lab para o setor.

META – Montadoras em Estatísticas e Tendências no Aftermarket

Realizada diariamente com varejistas e reparadores de todo o Brasil, a pesquisa META, entre outras informações, investiga:

• Consumo nas concessionárias

 • Marcas de peças genuínas compradas

• Motivos para compra ou não

• Participação das concessionárias no total das compras

• Evolução do consumo de peças genuínas

 • Marcas de preferência • Principais itens adquiridos

• Consumo de produtos para importados

LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo

Realizada diariamente com varejistas e reparadores de todo o Brasil, a pesquisa LUPA, entre outras informações, investiga:

OFICINAS

• Serviços de troca de lubrificantes realizados

• Tipo de estabelecimento em que compra

 • Marcas mais utilizadas

• Volumes trocados por mês

VAREJO

• Tipos de produtos vendidos

 • Perfil dos clientes • Marcas mais vendidas

• Volumes vendidos por mês


Notícias Relacionadas
Read More

Carros elétricos mais que dobram vendas no Brasil em 2021

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (Anfavea), entre janeiro e outubro de 2021 foram vendidos 1.805 novos carros elétricos no país. O número é 125,3% maior do que o registrado nos 12 meses de 2020