META e LUPA: aftermarket automotivo ganha duaspesquisas inéditas -

META e LUPA: aftermarket automotivo ganha duas
pesquisas inéditas

Nova iniciativa do AfterLab trará mensalmente informações exclusivas sobre a presença de lubrificantes e peças genuínas no mercado de reposição

POR: Redação NovoMeio [email protected]

Dois novos segmentos. Dois novos serviços. O After.Lab – a empresa de pesquisas e inteligência de negócios do aftermarket automotivo brasileiro – inova mais uma vez e apresenta ao mercado dois estudos inéditos, agora medindo a presença das autopeças de reposição fornecidas pelas montadoras e a participação dos lubrificantes para diferentes sistemas veiculares nas lojas e oficinas mecânicas de todo o Brasil. São eles:

META – Montadoras em Estatísticas e Tendências no Aftermarket

LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo

As novas pesquisas vêm sendo realizadas desde janeiro de 2023 e os primeiros resultados foram consolidados em julho, relativos ao primeiro semestre do ano. Na próxima edição, o NovoVarejo inicia a divulgação mensal dos diferentes índices apurados pelos profissionais do After.Lab, que oferecerão ao mercado um completo panorama do desempenho dos lubrificantes e das peças genuínas no varejo e nas oficinas.

MONTADORAS

A expansão da presença de marcas de peças genuínas das montadoras na reposição independente foi o ponto de partida para a criação de um índice de medição da movimentação de negócios vindos do fornecimento desses produtos no aftermarket automotivo.

Assim nasceu o META, um novo serviço do After.Lab, que tem o fiel propósito de orientar os competidores de todo o trade independente. A reposição dos componentes genuínos das montadoras muitas vezes oscila conforme política individual de cada marca, mas nos últimos anos esse mercado tem recebido especial atenção das marcas. É muito comum se deparar com dedicadas campanhas de relacionamento dessas empresas, interessadas nos públicos do mercado independente, sobretudo os mecânicos, importantes formado res de opinião sobre a manutenção dos veículos e influenciadores de compras. No entanto, o varejo não fica de fora e também se vale de promoções para oferecer em suas prateleiras os produtos genuínos. Mas quais são as marcas mais presentes no aftermarket independente? Com que frequência varejistas e reparadores recorrem a elas? Qual é a participação destes itens nas vendas de lojas e oficinas?. Para responder a estas e outras questões, desde janeiro estão sendo entrevistados diariamente varejistas de autopeças e aplicadores/mecânicos de todo o território nacional. Os resultados são compilados uma vez por mês e o relatório final com a consolidação das apurações é emitido ao final de cada semestre. Os destaques deste relatório serão divulgados todos os meses pelas edições digital e impressa do NovoVarejo Automotivo.

LUBRIFICANTES

 A realização da pesquisa LUPA segue os mesmos processos da META. Entrevistas diárias com varejistas e reparadores de todo o Brasil, compilação de dados mensal e relatório de consolidação semestral, com divulgação de resultados ao longo do semestre pelo NovoVarejo. Os profissionais do After.Lab apuram neste estudo a presença dos óleos de motor, transmissão, direção, diferencial, além do fluido de freio, nas lojas e oficinas mecânicas. É notável a fragmentação desse extenso mercado, que reúne, vale observar, mais de 20% de share em empresas com menos de 1% de participação, e confere os 80% restantes a oito marcas, todas gigantes mundiais, desenhando um competitivo mercado, disputado com grande força de comunicação e marketing por essas empresas. Com a chegada da pesquisa LUPA, pela primeira vez o desempenho dessas marcas junto aos públicos profissionais do Aftermarket Automotivo será medido de forma independente, em mais um serviço inédito do After.Lab para o setor.

META – Montadoras em Estatísticas e Tendências no Aftermarket

Realizada diariamente com varejistas e reparadores de todo o Brasil, a pesquisa META, entre outras informações, investiga:

• Consumo nas concessionárias

 • Marcas de peças genuínas compradas

• Motivos para compra ou não

• Participação das concessionárias no total das compras

• Evolução do consumo de peças genuínas

 • Marcas de preferência • Principais itens adquiridos

• Consumo de produtos para importados

LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo

Realizada diariamente com varejistas e reparadores de todo o Brasil, a pesquisa LUPA, entre outras informações, investiga:

OFICINAS

• Serviços de troca de lubrificantes realizados

• Tipo de estabelecimento em que compra

 • Marcas mais utilizadas

• Volumes trocados por mês

VAREJO

• Tipos de produtos vendidos

 • Perfil dos clientes • Marcas mais vendidas

• Volumes vendidos por mês


Notícias Relacionadas