A partir desta edição apresentaremos mensalmente os resultados das novas pesquisas META – Montadoras em Estatísticas e Tendências no Aftermarket e LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo relativos ao primeiro semestre de 2023. Os estudos são realizados pelo AfterLab, a empresa de pesquisas e inteligência de negócios do aftermarket automotivo brasileiro. Na estreia, trazemos in formações inéditas e exclusivas sobre o mercado de lubrificantes a partir dos dados apurados pela pesquisa LUPA . A coleta dos dados foi realizada por telefone de 17 de janeiro e 30 de junho deste anos. A amostra é estatisticamente representativa e balanceada considerando PIB, distribuição de varejos e oficinas e frota circulante. Foram realizadas 496 entrevistas válidas, sendo 267 varejos (53,8%) e 229 oficinas.
LUPA – Lubrificantes em Pesquisa no Aftermarket Automotivo
A partir da resposta sobre a quantidade mensal de litros (ou frascos) vendidos, foi possível definir uma segmentação dos respondentes utilizando os quartis, definindo os portes como pequeno, médio, grande e mega.
Resultados – Quantidades por Canal
Interessante notar que existe uma proporção entre as quantidades comercializadas nas oficinas e nos varejos, sendo 1,7 vezes maior em óleo de motor e óleo de diferencial, 1,8 vezes em óleo de direção, o dobro em fluído de freio, e 1,2 vezes em óleo de transmissão.