Encerramos nesta edição a divulgação dos resultados relativos ao segundo semestre de 2024 apurados pela pesquisa META – Montadoras em Estatísticas e Tendências no Aftermarket. O estudo, realizado pelo After. Lab – o núcleo de inteligência de negócios do Aftermarket Automotivo – investiga o consumo de autopeças genuínas por parte de reparadores e varejistas do mercado independente de manutenção veicular. Você pode consultar as informações divulgadas em edições anteriores acessando novovarejoautomotivo.com.br/edicoes.
A informação final que trazemos a seguir se refere aos canais escolhidos por oficinas e varejistas de autopeças para a aquisição de peças genuínas das montadoras. Os pesquisadores do After.Lab pediram aos entrevistados uma análise comparativa da variação do volume de compras em cada canal de vendas em relação ao semestre anterior – ou seja, o primeiro semestre de 2024. Os entrevistados são questionados se mantiveram seu volume de compra igual ao semestre anterior, se aumentaram ou diminuíram.
Os resultados estão expostos nos gráficos abaixo. Fica claro que a maior parte das lojas e oficinas mantiveram o volume de compras igual ao semestre anterior nas concessionárias e oficinas. Outra constatação interessante é que os entrevistados que responderam essa pergunta não apontaram aumento das compras no Mercado Livre, o hoje o principal marketplace de componentes automotivos do Brasil.












