META traz dados inéditos sobre o consumo de peças genuínas em 2024 -

META traz dados inéditos sobre o consumo de peças genuínas em 2024

A apuração dos dados é feita semanalmente e as informações são consolidadas a cada seis meses, cobrindo assim os dois semestres de cada ano.

A partir desta edição, e com periodicidade mensal, o Novo Varejo inicia a divulgação dos resultados da pesquisa META – Montadoras em Estatísticas e Tendências no Aftermarket, mais um estudo exclusivo do After.Lab que apura o consumo e a aplicação de peças adquiridas junto às concessionárias por varejos e oficinas do Aftermarket Automotivo independente. A apuração dos dados é feita semanalmente e as informações são consolidadas a cada seis meses, cobrindo assim os dois semestres de cada ano. As tabelas e gráficos a seguir, portanto, dizem respeito ao período de agosto a dezembro de 2024. Para a análise do segundo semestre do ano passado, a metodologia do estudo passou por aprimoramentos, ganhando perguntas mais claras e objetivas.

A crescente diversificação da frota em circulação no Brasil traz desafios para a distribuição e o varejo no que se refere à composição dos estoques. Com isso, o balcão das autorizadas se torna atraente para suprir o amplo leque de cada marca. Somado a isso, as montadoras vêm desenvolvendo ações concretas para conquistar espaço no mercado independente. Portanto, ao Aftermarket Automotivo se torna cada vez mais importante monitorar o movimento das chamadas peças genuínas nas lojas e oficinas. Essas informações a pesquisa META oferece com exclusividade aos estrategistas do setor.

No segundo semestre de 2024, os profissionais do After.Lab conversaram com 446 entrevistados espalhados pelas 5 regiões do Brasil, conforme a tabela 1. A primeira pergunta se refere à compra, ou não, de um rol de marcas específicas, todas elas genuínas. Cabe destacar que o respondente é livre para citar as marcas que são por ele compradas; logo, o total de citações não se limita ao número de respondentes e tende a ser maior que o número de pessoas ouvidas, como é possível observar na tabela e nos gráficos a seguir. Vemos que nas oficinas, as marcas MOPAR – FIAT/ CHRYSLER e MOTORCRAFT/ OMINICRAFT – FORD foram as mais compradas, sendo citadas por 90% dos respondentes, enquanto no varejo, essa posição é ocupada pela MOTORCRAFT/OMINICRAFT – FORD, sendo que 79,91% dos respondentes disseram comprar produtos dessa marca. Esse cenário se explica em parte pelo grande volume de automóveis Fiat em circulação e pela oferta menos abundante de peças para carros Ford no mercado independente – de fato, há itens que só podem ser encontrados nas concessionárias.


Notícias Relacionadas