Metade da câmara defende interesses das montadoras -

Metade da câmara defende interesses das montadoras

Em um exercício de pesquisa nos labirintos do site da Câmara dos Deputados, a reportagem do Novo Varejo apurou que a bancada das montadoras na câmara baixa do país conta com 236 integrantes. Número que corresponde a 46% do total de parlamentares na casa.

Tais deputados integram a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Distribuição de Veículos Automotores e da Mobilidade que, coordenada pelo deputado Herculano Passos (MDB-SP), afirma “ter como finalidade defender o setor de Distribuição de Veículos Automotores, entendendo-se como setor os segmentos de automóveis leves e comerciais leves; caminhões, ônibus e implementos rodoviários; motocicletas e similares; tratores e máquinas agrícolas; sempre buscando aperfeiçoar os mecanismos legais que assegurem o desenvolvimento do setor e o crescimento do país”, complementando: “Note-se que o setor é constituído majoritariamente por empresas familiares, com capital 100% nacional e que precisam de apoio para manter um relacionamento adequado com as multinacionais fabricantes de veículos”, finaliza a justificativa.

A questão-chave, no entanto, é que a entidade de maior representação na frente, a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores conta atualmente com 52 Associações de Marcas de Automóveis filiadas. Todas elas possuem ligação direta com as respectivas marcas que revendem, se constituindo, na prática, como braços de ‘escoamento’ da produção das indústrias multinacionais.

Tal correspondência, somada ao reconhecido ‘lobby de bastidor’ do segmento, de novo oferece a dimensão do poder de influência das montadoras em relação à legislação e às políticas públicas no âmbito da mobilidade.

 

Conheça algumas pautas da reposição

Os temas caros ao aftermarket são, há muito, de amplo conhecimento de todos os elos do setor. A maioria deles, no entanto, tem se perdido no status de projetos que já viraram lei, mas que acabaram ‘não pegando’, e projetos em circulação no looping sem fim do desinteresse do congresso.

Separamos abaixo algumas dessas demandas e seus respectivos status.


Notícias Relacionadas
Read More

Pesquisa mostra que varejo é o segmento que mais investe em tecnologia

De acordo com estudo da Cortex, 19 mil varejistas investem em tecnologia pela necessidade de recursos para atender os seus consumidores, seja no sentido de conexão – através de aplicativos ou site – ou na parte de financeira para segurança e pagamento, para se tornar omnichannel.
Read More

Stellantis inaugura nova plataforma veicular em Betim

A nova plataforma MLA, resultado do esforço de um verdadeiro exército de engenheiros e técnicos comandados no Brasil e também espalhados pelo mundo, alcança elevados padrões de segurança, dirigibilidade, rigidez torcional e qualidade construtiva, além de oferecer uma modularidade ímpar capaz de suportar não só os novos desafios que os veículos estarão sujeitos em um futuro próximo, mas também garantir a competitividade técnica dos próximos modelos que serão produzidos no Polo Automotivo Fiat, em Betim.