Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço lança Observatório do Comércio Eletrônico -

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço lança Observatório do Comércio Eletrônico

O lançamento do dashboard é um indicativo da importância que o Comércio, e em particular o e-commerce, tem para o projeto de neoindustrialização

Varejo SA

De acordo com o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, em 2020, o ecommerce movimentou mais de R$ 107 bilhões na economia brasileira. No ano seguinte, a receita total do setor foi de quase R$ 156 bilhões e, em 2022, ultrapassou R$ 187 bilhões. Em 2016, as vendas eletrônicas movimentaram apenas R$ 35,6 bilhões.

Primeira plataforma de monitoramento do comércio eletrônico brasileiro, o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional foi lançado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, na última semana, justamente para acompanhar um segmento em expansão e cada vez mais relevante para o país. A CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) esteve no lançamento e foi representada por Karoline Lima, coordenadora de RIG (Relações Institucionais e Governamentais).

Desenvolvido em parceria com a Receita Federal do Brasil e batizado, o painel apresenta um compilado de dados que se inicia no ano de 2016 e vai até os dias atuais. A plataforma é alimentada com informações captadas nas notas fiscais eletrônicas emitidas pelas empresas.

Visão geral da nova plataforma de acompanhamento do comércio eletrônico do MDIC

O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima, explica que, além de oferecer transparência para o setor, a plataforma vai monitorar o movimento do comércio eletrônico brasileiro e permitirá medir o impacto do e-commerce na economia, no Produto Interno Bruto e no desenvolvimento do país. Além disso, pode colaborar para o aumento das vendas.

“O lançamento do dashboard é um indicativo da importância que o Comércio, e em particular o e-commerce, tem para o projeto de neoindustrialização. É um elemento para a melhoria de produtividade no setor de Comércio, pois a plataforma dá acesso a informações muito importantes para que possamos analisar o mercado, oportunidades e desafios e oferecer indicativos que possam promover o aumento das vendas”, afirmou o secretário.

O presidente da CNDL, José César da Costa, avalia que o Observatório beneficiará os associados do Sistema, que hoje apostam na omnicanalidade para chegar até o consumidor. “É uma ferramenta muito valiosa para o Varejo. Ajudará a entender a demanda dos produtos e quais localidades consomem mais ou tem mais carência daquela mercadoria, o que é fundamental para traçar estratégias e guiar o seu negócio de uma maneira mais direcionada e assertiva”, comentou.

Uma plataforma para todos
De fácil manuseio e entendimento, o dashboard é o primeiro observatório brasileiro gratuito a fazer a compilação e disponibilização dos dados sobre as vendas eletrônicas. As informações podem ser acessadas por qualquer pessoa da população, que pode conferir dados sobre os produtos mais vendidos e os locais que mais consomem e os que mais distribuem e o valor das vendas, entre outros.

A diretora executiva do site E-Commerce Brasil, Vivianne Vilella, classifica a iniciativa liderada pelo MDIC como “quase um ‘censo’ do e-commerce B2C brasileiro” e reforça que com os dados extraídos das notas fiscais eletrônicas o mercado terá acesso aos números mais confiáveis sobre as vendas online do Varejo. A especialista afirma que “ajudará na tomada de decisão de estratégias comerciais e de investimento em tecnologias que estimulem a digitalização do varejo nacional, independente do porte da empresa”.

“A plataforma ajudará, por exemplo, a criar anúncios georreferenciados dentro das plataformas de marketplaces. Entender o comportamento de consumo do que se vende possibilitará aos executivos do Varejo tomar melhores decisões, inclusive de compras junto aos fornecedores, com antecedência”, esclarece ainda a diretora executiva.


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