Ministério do Trabalho regulamenta uso do Domicílio Eletrônico Trabalhista- DET -

Ministério do Trabalho regulamenta uso do Domicílio Eletrônico Trabalhista- DET

Mudanças proíbem o uso para publicar comunicações de caráter político-partidário

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 18 de setembro de 2024 a Portaria MTE nº 1.630, de 25 de setembro de 2024, que altera a Portaria MTP nº 671, de 8 de novembro de 2021, que regulamenta aspectos da legislação trabalhista, inspeção do trabalho, políticas públicas e relações de trabalho.

As mudanças introduzidas proíbem o uso do Diário Eletrônico do Trabalho (DET) para publicar comunicações de caráter político-partidário, comunicações de escopo amplo, como aquelas do tipo broadcast, e publicidade de atos, programas e obras de órgãos públicos, mesmo que tenham caráter educativo, informativo ou de orientação social.

A portaria define comunicação político-partidária como qualquer mensagem que vise divulgar ações de indivíduos, partidos ou grupos políticos, e comunicação de escopo amplo como aquelas de alto alcance em canais digitais do governo.

Além disso, estabelece que a consulta ao teor do DET deve ser feita em até quinze dias corridos, excluindo-se o dia inicial e incluindo-se o dia do vencimento, e que a contagem de dias não ocorrerá em sábados, domingos, feriados nacionais e pontos facultativos.

A Secretaria de Inspeção do Trabalho pode regulamentar outros meios de comunicação e interação com o usuário, inclusive para apresentação de documentos.

Para o acesso a íntegra da portaria clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas
Read More

Reforma tributária deve ficar para 2023

Reforma da legislação tributária vem sendo debatida no Brasil há pelo menos duas décadas. Além da PEC 110, está em debate no Parlamento a PEC 45/2019, da Câmara. A principal convergência entre as duas propostas é a extinção de diversos tributos que incidem sobre bens e serviços. Eles seriam substituídos por um só imposto sobre valor agregado (IVA). A unificação de impostos tem algumas vantagens: simplicidade na cobrança; diminuição da incidência sobre o consumo; e uniformidade em todo o país.