Montadoras intensificam ações para atrair consumidor -

Montadoras intensificam ações para atrair consumidor

Campanhas de varejo contribuem para aumento de 10% nas vendas de veículos leves na primeira quinzena

AutoIndústria

A primeira quinzena de março até mostrou pequena reação no mercado de veículos leves, mas os números ainda são tímidos e seguem indicando um 2023 muito próximo ao de 2022. Foram emplacadas quase 77 mil unidades entre os dias 1º e 15 deste mês, o que representou crescimento de 10% em relação ao mesmo período de fevereiro, com quase 70 mil emplacamentos.

No comparativo com idêntico intervalo do ano passado a alta chega a 16%, mas é importante lembrar que todo o primeiro semestre de 2022 foi marcado pela crise de abastecimento decorrente da falta de semicondutores, que ainda persiste no Brasil e no mundo mas de forma mais amena.

Certo é que diante das altas taxas de juros e das restrições ao crédito, o consumidor tem pensando duas vezes antes de trocar de carro e investir em um 0 km, o que tem levado as montadoras a lançar campanhas de varejo agressivas, o que não ocorreu ao longo de todo o ano passado, quando a oferta se manteve aquém da demanda.

A General Motors, por exemplo, está com campanha na TV que oferece taxa de juro zero para o SUV Tracker. Também a Renault está utilizando esse mesmo atrativo para vender o compacto Kwid em suas concessionárias. Além das ações em curso, duas outras foram anuncidas nesta nesta sexta-feira, 17.

A líder Fiat oferece um ano de combustível grátis – com um tanque cheio todo mês por meio do aplicativo Cart, plataforma de e-commerce do grupo Stellantis – para quem adquirir uma Toro com motor diesel. Desenvolvida em parceria com a Rede Shell Box, a campanha é válida até dia 31 de março em todas as revendas da marca espalhadas pelo Brasil.

A Hyundai, por sua vez, anunciou para este sábado, 18, o “HB20 Day”, com condições especiais para os interessados em adquirir o modelo 0 km.  “O ‘HB20 Day’ será, antes de tudo, um evento de relacionamento da Hyundai com clientes e potenciais compradores”, explica Angel Martinez, vice-presidente comercial da montadora no Brasil.

Uma das ações é o seguro automotivo que, dependendo do perfil do cliente, poderá ser totalmente grátis por um ano. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Hyundai e sua rede de concessionárias, o Banco Hyundai, a Hyundai Corretora de Seguros e o Santander Auto.

O “HB20 Day” contará com contagem regressiva nos perfis da marca no Instagram (@hyundaibr), no Facebook (facebook.com/hyundaibr) e no canal do Youtube (youtube.com/hyundaibr). Para consultar a lista completa de concessionárias, acesse: www.hyundai.com.br.

No ranking da primeira quinzena de maio (veja tabela abaixo), a Fiat lidera com 23,1% de participação. Na sequência vêm General Motors, Volkwagen, Toyota, Hyundai e Jeep. Com relação aos modelos mais emplacados no País, o ranking do acumulado de 1º de janeiro a 15 de maio mostra a Fiat Strada na frente, seguida do Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

Emplacamento Acumulado: Março 2023 – até 15 de março
MarcaVolumeShare
FIAT17.81323.1%
CHEVROLET11.37114.8%
VOLKSWAGEN9.29812.1%
TOYOTA7.81910.2%
HYUNDAI7.2729.4%
JEEP5.9187.7%
RENAULT3.5194.6%
NISSAN2.9053.8%
HONDA2.3613.1%
CITROEN1,0261.3%
 Top 10 Modelos Acumulado 2023 (janeiro, fevereiro e 1ª quinzena de março)
ModeloVolumeShare
STRADA18.0265.5%
ONIX16.6485.1%
ONIX PLUS13.6964.2%
CRETA12.2673.7%
HB2011.7123.6%
MOBI11.5513.5%
COMPASS11.4993.5%
ARGO11.3193.4%
TRACKER11.1913.4%
T-CROSS11,0363.4%

Notícias Relacionadas