Motores de combustão interna permanecerão relevantes por muito tempo -

Motores de combustão interna permanecerão relevantes por muito tempo

Apesar de os olhos dos principais executivos do setor automotivo em todo o planeta estarem voltados para a eletrificação veicular e condução autônoma, a boa notícia – especialmente para o mercado de reposição – é que 76% dos 953 entrevistados em 42 países concordam plena ou parcialmente que o motor a combustão interna ainda será relevante por um bom tempo devido a dificuldades de implantação de uma ampla rede de recarga para os veículos elétricos. Na visão de 78% dos executivos, os veículos elétricos movidos a célula de combustível poderão ser mais bem sucedidos já que o reabastecimento poderá ser realizado em um posto de gasolina tradicional. No entanto, para isso ainda será preciso superar desafios como o resfriamento de hidrogênio ou armazenamento seguro.

Tido como tendência relevante a alguns anos – e efetivamente implementado nos dias de hoje –, o downsizing dos motores de combustão interna perdeu espaço na agenda dos executivos. E o diesel, considerado socialmente inaceitável, parece não ter futuro promissor como combustível veicular. Parte dos executivos entrevistados entende que será ele a primeira tecnologia de powertrain tradicional a desaparecer do portfólio das montadoras. Por outro lado, há os que consideram importante a continuidade do uso do diesel nos caminhões até pela falta de substituto viável em curto prazo.

 

Valor agregado ganha importância na decisão da compra

 Para identificar a expectativa dos consumidores sobre o futuro do mercado automotivo, a KPMG também entrevistou 2400 potenciais compradores em todo o mundo.  Os resultados mostraram que os critérios de compra serão bastante influenciados pela oferta de produtos e serviços como valor agregado (73%), que as empresas de tecnologia do Vale do Silício – ou seja, as empresas de tecnologia – vão produzir seus próprios veículos (82%), que as montadoras deverão oferecer recompensas financeiras pelo uso dos dados dos clientes (84%), e que a segurança e privacidade dos dados dos consumidores serão as principais questões a serem consideradas (48%).

Sessenta e oito por cento dos executivos já percebem que critérios de compra tradicionais, como desempenho, velocidade e funcionalidades benéficas em termos de meio ambiente ou conforto, não determinarão mais a compra de um veículo. Percentual semelhante dos consumidores (60%) concorda plena ou parcialmente que outros fatores serão mais essenciais — o carro conduzido automaticamente os permitirá utilizar seu tempo de trajeto para outras atividades como trabalho, diversão, estudo ou compras, por exemplo.

A pesquisa também mostrou que 85% dos executivos acreditam que o ambiente digital dentro do automóvel irá gerar receitas maiores do que a venda propriamente dita.  Cada vez mais as empresas terão que desenvolver novos negócios baseados em serviços e dados dentro de um ecossistema digital.

Setenta e um por cento deles concordam que a mensuração da participação de mercado com base em unidades comercializadas deixará de ser relevante e mais de 75% acreditam que um único veículo conectado poderá gerar receitas mais significativas do que dez unidades não conectados. “Os resultados da pesquisa corroboram com o senso comum do mercado de que profundas transformações estão em curso na indústria automotiva, onde temas como revisão do modelo de negócio e da interface com os consumidores, posicionamento das montadoras no novo ecossistema, novas linhas de receita através da oferta de serviços de valor agregado, data analytics, cyber security e digital labor, dentre outros, dominam as discussões estratégicas para os próximos anos”, afirma o executivo da KPMG.

 

 

 


Notícias Relacionadas
Read More

Livro com histórias reais comemora 80 anos da Jeep

Os 5 mil exemplares impressos serão distribuídos para os compradores das séries especiais 80 Anos dos modelos Renegade, Compass, Grand Cherokee e Wrangler que se cadastrarem no Jeep Nation, além de influenciadores e membros dos clubes da marca. Uma versão em audiobook também estará disponível em suas redes sociais oficiais