A Motul anuncia o relançamento da linha 300V Motorsport, o primeiro óleo 100% sintético reforçado com Ester já projetado para carros. Os produtos chegam ao mercado em março a partir de novas formulações que se beneficiam das mais recentes tecnologias em óleos básicos e pacotes de aditivos, em resposta ao crescimento das restrições e exigências técnicas dos motores modernos, que demandam cada vez mais entrega de potência com confiabilidade e eficiência.
“A nossa linha de óleos 300V segue à frente do seu tempo, utilizando tecnologia de ponta em suas formulações. Isso sempre evitou ‘gaps’ tecnológicos, permitindo que os produtos estejam em linha com o que há de mais moderno no mundo por um longo período. Mesmo estando no topo por tanto tempo, vimos que havia espaço para aprimorá-los por meio do desenvolvimento de óleos em novas viscosidades, reafirmando a nossa cultura de revolução permanente”, declara Rafael Recio, gerente técnico da Motul Brasil.
Os lubrificantes são produzidos com a tecnologia registrada ESTERCore®, criada pela Motul e atualizada com ésteres de origem vegetal. “A genialidade dessa tecnologia reside na capacidade polar das moléculas do éster de promoverem aderência à superfície metálica, enquanto trabalham em sinergia com uma formulação supermoderna que proporciona o máximo de desempenho e confiabilidade mesmo em situações extremas”, afirma o engenheiro. Além de extrair mais potência e torque, a linha 300V apresenta mínimo consumo de óleo, elevada resistência ao envelhecimento e alta detergência.
Novas exigências técnicas
Especialmente indicada para motores de alta potência específica, preparados ou não, a nova linha de óleos está apta a proteger contra o fenômeno do LSPI (Low Speed Pré-Ignition), um problema recorrente em motores pequenos e de alta potência específica, bem como é compatível com sistemas de pós-tratamento, como DPF e GPF, e o uso de combustíveis alternativos, como de competição e etanol.
Além de manter a confiabilidade com a entrega de potência e a compatibilidade com novas tecnologias, o uso de base sintética orgânica promove menor pegada de carbono na produção, tornando o lubrificante cada vez mais sustentável. “Não foi uma tarefa fácil unir todas essas características em um produto que ainda garante maior desempenho aos motores”, comenta o engenheiro.
Estabelecido como lubrificante de referência em corridas no mundo, o 300V responde pela linha flagship porque carrega a essência da marca, que tem nas pistas o principal laboratório de testes. “Os públicos-alvo da linha vão desde equipes profissionais de competição, como aquelas que correm em Le Mans, passando por preparadores independentes, até entusiastas que procuram o melhor para os seus carros, para uso tanto em pista quanto em um dia a dia mais extremo ou com condução esportiva”, finaliza Recio.